A leitura de textos nas aulas de Língua Alemã

Autores

  • Caroline Raquel Schäfer
  • Martina Sperling

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.50

Palavras-chave:

Língua alemã, Texto, Leitura, Língua estrangeira, PIBID, Educação

Resumo

A leitura em língua estrangeira apresenta desafios que não estão presentes na leitura em língua materna, como o vocabulário restrito dos alunos e a falta de conhecimento da cultura do país, onde a língua é falada. Dessa forma, convém elaborar um trabalho de pré-leitura, leitura-descoberta e pós-leitura para que o processo seja bem-sucedido. Assim, apresentamos, no artigo, os procedimentos envolvidos na leitura de um texto, assim como sua escolha, a ativação dos conhecimentos prévios e a introdução do vocabulário essencial, a formação de hipóteses, a leitura e compreensão e posteriores possibilidades de atividades. Em um segundo momento, compartilharemos o trabalho com leitura desenvolvido em uma escola municipal de Ivoti – Rio Grande do Sul, no subprojeto de língua alemã do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Portanto o artigo tem como objetivo apresentar passos que podem ser seguidos na leitura em língua estrangeira, para que essa seja significativa para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PANTANO, Telma; ZORZI, Jaime Luiz. Neurociência aplicada à aprendizagem. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2009.

STANKE, Roberta Cristina Sol Fernandes. O ensino do alemão para o fim específico da leitura: conscientização, estratégias, compreensão. 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2008. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp088157.pdf. Acesso em: 16 out. 2014.

Downloads

Publicado

31-12-2014

Como Citar

Schäfer, C. R., & Sperling, M. (2014). A leitura de textos nas aulas de Língua Alemã. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 2(2), 90–95. https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.50

Edição

Seção

Artigos