Idiomas – o mundo em diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.194

Palavras-chave:

Ensino bilíngue, Bilinguismo, Aprendizagem de idiomas, CLIL, Linguagem, Educação

Resumo

O artigo apresenta contribuições para o ensino e funcionamento de escolas bilíngues no Brasil. Evidencia os estudos em pedagogia e neurociências como suporte à formação escolar de crianças ao apontar para a necessidade de se revolucionar o ensino de idiomas, com destaque para a metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL) para aquisição de línguas estrangeiras. Essa metodologia possibilita que a aprendizagem de conteúdos de uma determinada área do conhecimento e o nível de proficiência linguística ocorram simultaneamente, sem comprometer a proficiência linguística na língua materna do aluno. Ações devem repercutir em favor do aperfeiçoamento do processo educacional, que carece de adequada normatização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doris Helena Schaun Gerber, Instituto Superior de Educação Ivoti

Mestre em Educação pela UNISINOS/RS, professora e diretora geral do Instituto Superior de Educação Ivoti, RS.

Raquel Fritzen Dapper Vetromilla, Instituto Ivoti

Especialista em Aprendizagem na Língua Alemã pelo Instituto Superior de Educação Ivoti, coordenadora da área de língua alemã.

Everton Augustin, Instituto Ivoti

Especialista em Didática e Cultura Alemã pela UNISINOS/RS, professor e diretor geral do Instituto Ivoti, RS.

Referências

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade cultural, orientação sexual. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

DREHER, Martin. Wilhelm Rotermund: seu tempo, suas obras. São Leopoldo, Oikos, 2014.

FRIEDRICH, Gerhard; PREISS, Gerhard. A ciência do aprendizado. Coleção Mente e Cérebro: como o cérebro interpreta do mundo: v. 2: aprendizagem, São Paulo, p. 42-49, 2012.

KAYSER, Ilson Ed. Martinho Lutero: obras selecionadas. V. 5. São Leopoldo: Sinodal; Concórdia, 2011.

MEGALE, Antonieta. Do Biletramento aos Pluriletramentos: alguns avanços conceituais na compreensão dos processos de sistematização da leitura e da escrita por crianças multi/bilíngues. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 35, p. 1-17, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/intercam-bio/article/view/35645/24438. Acesso em: 25 fev. 2018.

MEHISTO, Peter. CLIL Counterweights: Recognising and Decreasing Disjuncture. International CLIL Research Journal, v. 1, n. 1, p. 93-119, 2008. Disponível em: http://www.icrj.eu/11/article8.html. Acesso em: 01 out. 2017.

MOURA, Selma de Assis. Com quantas Línguas se faz um país? Concepções e práticas de ensino em uma sala de aula na educação bilíngue. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06062009162434/publico/moura2009.pdf. Acesso em: 23 jan. 2018

SOARES, Isabelle Mayal. Educação bilíngue e ensino de língua estrangeira: estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife. Disponível em: http://www.unicap.br/tede/tde_arquivos/2/TDE-2010-05-10T210122Z-284/Publico/dissertaca_isabelle_mayal.pdf. Acesso em: 28 abr. 2018.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

Gerber, D. H. S., Vetromilla, R. F. D., & Augustin, E. (2018). Idiomas – o mundo em diálogo. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 6(2), 15–20. https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.194

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)