Let's talk

criando conexões com alunos do ensino bilíngue

Autores

  • Denise Voltolini Colégio Sinodal Barão do Rio Branco
  • Juliana Aparecida Bohn IENH

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.248%20

Palavras-chave:

Estudantes, Ensino bilíngue, Coordenação pedagógica, Socioemocional

Resumo

Nos últimos anos é perceptível o crescimento da educação bilíngue no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Ensino Bilíngue, entre 2014 e 2019 o setor teve um crescimento de 6% a 10% no nosso país. E a expectativa é que a expansão de escolas e programas bilíngues continue crescendo no país. A maioria dos programas e escolas bilíngues acontecem em período integral, ou seja, os estudantes permanecem na escola o dia inteiro. Além das aulas em língua portuguesa e língua inglesa, os estudantes fazem seus lanches e almoço na escola, além de se socializarem com os seus colegas de classe e demais estudantes da instituição de ensino. Diante disso, é muito importante que a escola tenha um olhar para esses estudantes. Como eles estão no ambiente escolar? Eles estão bem? Estão felizes? Estão aprendendo? Estão se socializando? [...]

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Voltolini, Colégio Sinodal Barão do Rio Branco

    Graduada em Letras Português/Inglês. Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Educação. Social and emotional learning IB certificated

  • Juliana Aparecida Bohn, IENH

    Professora na Rede Pública de Novo Hamburgo. Docente na educação básica e no ensino superior na IENH. Mestre em Letras.

Referências

CHEDIAK, Sheylla. Biletramento na educação bilíngue eletiva. Curitiba: Editora Appris, 2019.

COM CRESCIMENTO em 2021, ensino bilíngue segue em alta no próximo ano. Mapa de franquias, 20 dez. 2021. Disponível em: https://mapadasfranquias.com.br/noticia/com-crescimento-em-2021-ensino-bilingue-segue-em-alta-no-proximo-ano/#:~:text=Cadastre%2Dse%20Login-,Com%20crescimento%20em%202021%2C%20ensino%20bil%C3%ADngue%20segue%20em%20alta%20no,ascens%C3%A3o%20durante%20os%20%C3%BAltimos%20anos. Acesso em: 22 ago. 2022.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

MAYER, J. D.; SALOVEY, P. What is emocional intelligence? In: SALOVEY, P.; D. J. SLUYTER (org.). Emotional development and emocional intelligence: educational implications. New York: Basic Books, 1997. p. 3-31.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

VOLTOLINI, Denise; BOHN, Juliana Aparecida. Let’s talk: criando conexões com alunos do ensino bilíngue. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 83–87, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.248 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/248. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 187

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>