Repensar e reavaliar o projeto bilíngue, na Setrem, como estratégia de valorizar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.260%20

Palavras-chave:

Bilíngue, Avaliação, Reavaliação, Repensar, Projeto

Resumo

Neste trabalho trataremos sobre a revisitação e reavaliação do projeto de Intensificação Bilíngue que acontece desde a Pré-Escola até o 5º ano do Ensino Fundamental no Centro de Ensino Médio - Sociedade Educacional Três de Maio (CEM Setrem) desde o ano de 2016. Repensar um projeto é desafiar a perspectiva do conforto e das certezas provisórias para validar novas perspectivas; neste sentido, emerge a pergunta: quais as dimensões do Projeto de Intensificação Bilíngue (PIB), da Setrem, que precisam ser apreciadas visando ao efetivo aprimoramento? A partir disso, nossos objetivos são: avaliar o desenvolvimento do PIB no CEM Setrem, identificar as dimensões a serem avaliadas, proporcionar momentos de escuta ativa por meio de discussões com grupos de professores, crianças e famílias envolvidos no PIB, compilar dados de pesquisa estruturada com um questionário sobre as expectativas e a realidade vivida, analisar os dados obtidos e redimensionar as práticas pedagógicas. As ações são justificadas pela necessidade da conscientização acerca da aquisição e naturalização da língua inglesa e seu emprego na fala, na escuta, na leitura ou na escrita. [...]

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia Leite, SETREM

    Mestre em Desenvolvimento. Coordenadora Geral da Educação Básica e dos Cursos Técnicos da SETREM.

  • Thaíse Cristina Spaniol Rohr, SETREM

    Especialista em Educação Infantil, Neurociência e Aprendizagem. Coordenadora da Educação Infantil da SETREM.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

Referências

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

PALLÚ, Nelza Mara. Que inglês utilizamos e ensinamos?: reinterpretações de professores sobre o processo de ensino e aprendizagem do inglês contemporâneo. 2013. 242f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2013. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/29766. Acesso em: 01 nov. 2022.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

LEITE, Ana Cláudia; ROHR, Thaíse Cristina Spaniol; GOLDMEYER, Marguit Carmem. Repensar e reavaliar o projeto bilíngue, na Setrem, como estratégia de valorizar. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 114–115, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.260 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/260. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 59

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>