Importar-se

veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.258%20

Palavras-chave:

Docência, Propósito, Professores, Escola, Liderança

Resumo

A educação e os processos pedagógicos remodelaram-se de forma exponencial em 2020 e suas consequências tecnológicas, sociais, culturais e psicológicas perduram ainda hoje. Essa vivência no mundo BANI  pode ter ocasionado uma percepção acentuada dos desafios docentes. Atividades que eram geridas de maneira espontânea no ambiente escolar, passaram a ser algo complexo para uma parcela significativa de profissionais no contexto pós-pandêmico. A grande questão é perceber novamente os afazeres docentes com um olhar acolhedor, de amor e de reconhecimento do propósito educativo e do próprio projeto de vida. Afinal, por que tornamo-nos profissionais da educação? Qual é o porquê explícito ou implícito em nossas ações? Segundo Thiollent (1986, p. 16), “Com a pesquisa-ação os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos observados”. Nesta linha de pensamento, objetiva-se com esta pesquisa oferecer, enquanto coordenação pedagógica, andaimes para que os docentes (re)descubram o encanto em sua docência presencial e se mantenham comprometidos com seu alto desempenho. [...]

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Biografia do Autor

  • Alice Mueller, Colégio Bonja

    Graduada em Letras: Português/Alemão pelo Instituto de Formação de Professores de Língua Alemão e pelo Instituto Superior de Educação Ivoti (2017). Pós-Graduada em Educação Inovadora pelo Instituto Superior de Educação Ivoti e pela Faculdade Bom Jesus/IELUSC (2020). 

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

Referências

EXTRAORDINÁRIO. Direção: Stephen Chbosky. Produtor: David Hoberman. [S.l.]: Netflix, 2017.

SINEK, Simon. Comece pelo porquê. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986.

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Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!. (2022). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(2), 109-110. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.258

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