Inserção da Música no Ensino Médio através do PIBID

desafios e conquistas sob a perspectiva docente

Autores

  • Paula Karine Renner

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.58

Palavras-chave:

Educação musical, Adolescente, Desafios, Música, Educação

Resumo

O presente artigo retratará a prática de educação musical desenvolvida na Escola Estadual de Educação Básica Professor Mathias Schütz em Ivoti pela acadêmica do curso de Licenciatura em Música do Instituto Superior de Ivoti, atuando como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O artigo apresentará alguns desafios enfrentados pelos professores e alunos, assim como conquistas obtidas no decorrer do processo de musicalização. Também serão apresentados depoimentos dos alunos, destacando o olhar do educando e a importância e troca de conhecimentos que a prática musical proporciona tanto para os professores como para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTIAN, Hans Günther. Música na escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. São Paulo: Paulinas, 2009.

BLOS, Peter. Transição adolescente: questões desenvolvimentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

CARVALHO, Alysson et al. Adolescência. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

MARCELLI, D.; BRACONNIER, A. Adolescenza e psicopatologia. Milano: Masson, 2001.

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: Ibepex, 2011.

OUTEIRAL, José. Adolescer. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2008.

RODRIGUES, M. C. P. Apreciação musical através do gesto corporal. In: BEYER, E.; KEBACH, P. (org.). Pedagogia da música: experiências de apreciação musical. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 37-49.

SILVEIRA, Viviane. Sobre a música que povoa o corpo: considerações psicanalíticas. In: GOBBI, Valeria (org.). Questões de música. Passo Fundo: UPF, 2004. p. 177-185.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.

Downloads

Publicado

31-12-2014

Como Citar

Renner, P. K. (2014). Inserção da Música no Ensino Médio através do PIBID: desafios e conquistas sob a perspectiva docente. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 2(2), 127–133. https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.58

Edição

Seção

Artigos