Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro

ponderações

Autores

  • Arthur Felipe Moreira de Melo Instituto Superior de Educação Ivoti

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.95

Palavras-chave:

Ensino religioso, Epistemologia, Linguagem, Educação

Resumo

O presente artigo insere-se dentro da revisão bibliográfica da pesquisa de doutorado ora em andamento pelas Faculdades EST na área de concentração ‘Religião e Educação’. Seu objetivo é elencar, bem como discutir sucintamente alguns saberes com o potencial de viabilizar, num nível mais geral, a transposição didática do estudo do ‘fenômeno religioso’ para dentro do espaço do Ensino Religioso da escola pública. Nesse sentido, este trabalho pretende contribuir para as discussões sobre a epistemologia do Ensino Religioso no Brasil, algo ainda em construção. Parte de uma breve contextualização do Ensino Religioso brasileiro para, em seguida, fazer uma aproximação conceitual do termo ‘saber’. A partir de então, são apresentados e discutidos alguns desses saberes em sua relação com a epistemologia do Ensino Religioso. O texto tem como principal interlocutor Raimon Panikkar. Entre suas conclusões, o texto sugere que os principais desafios à construção dos saberes necessários à docência do Ensino Religioso no Brasil estejam no domínio da linguagem.

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Biografia do Autor

Arthur Felipe Moreira de Melo, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutorando e Mestre em Teologia pela Faculdade EST; Licenciado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

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Publicado

31-05-2016

Como Citar

Melo, A. F. M. de. (2016). Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 4(1), 15–22. https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.95

Edição

Seção

Artigos