O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro

contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.96

Palavras-chave:

Política educacional, Ensino religioso, Educação, Escolarização

Resumo

No trabalho em tela, discutimos as políticas educacionais para o Ensino Religioso (ER) na rede pública do estado do Rio de Janeiro, regidas pela Lei 3.459/00, que determina o caráter confessional para a disciplina. Metodologicamente, realizamos o diálogo entre a regulação e a participação dos sujeitos que compuseram a pesquisa por meio de entrevista e observação direta. Daí emergiu a categoria de análise: organização das turmas e inscrição dos discentes. O que nos permitiu evidenciar a elaboração teórica de uma “engenharia social” no processo de escolarização para legitimar o “monopólio religioso” das denominações religiosas cristãs, levadas a efeito sob a forma “estrutura de plausibilidade”.

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Biografia do Autor

Evandro Francisco Marques Vargas

Doutorando e Mestre em Políticas Sociais (UENF)

Leandro Garcia Pinho, Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (UENF)

Doutor em Ciências da Religião. Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (UENF)

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Publicado

31-05-2016

Como Citar

Vargas, E. F. M., & Pinho, L. G. (2016). O processo da escolarização do Ensino Religioso confessional no sistema público estadual do Rio de Janeiro: contrapontos da Lei 3.459/00 à realidade escolar. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 4(1), 23–32. https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.96

Edição

Seção

Artigos