Currículo e Direitos Humanos

as Reformas Curriculares e a possibilidade de promoção de uma política comprometida com os Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i1.220

Palavras-chave:

Educação, Sociologia, Ciências sociais, Direitos humanos, Currículo

Resumo

O ensaio busca discutir o processo de implementação da nova política curricular brasileira, formulada a partir da Base Nacional Comum Curricular, analisada em interface com a categoria dos direitos humanos. O momento é oportuno, tendo em vista que, a partir das novas diretrizes, os sistemas municipais e estaduais de ensino deverão revisitar seus currículos. As escolas, por sua vez, terão de revisitar seus Projetos Políticos Pedagógicos – documento essencial que norteia o processo educacional - de modo a adequá-los a nova política nacional. A reflexão se faz emergente, na medida em que os currículos podem ser entendidos como molas propulsoras que potencializam práticas pedagógicas que podem difundir valores e princípios em direitos humanos, alicerçando e buscando desenvolver, de forma transversal e interdisciplinar,  princípios e práticas comprometidas com os Direitos Humanos. Esta discussão se propõe a problematizar, mas não findar as discussões, até mesmo pela brevidade com que se apresenta apostando que  problematizar é fundamental no momento de construção de um projeto político educacional, de modo a evitar a adoção de discursos e práticas alicerçada em uma educação com projeto excludente e despreocupado com a formação social integral dos sujeitos.  

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Biografia do Autor

  • Cristian Andrei Tisatto, Unisinos

    Professor graduado em Ciências Sociais (Licenciatura – Unisinos) e Pedagogia (UNINTER). Especialista em Gestão Escolar, Mestrando em Ciências Sociais CAPES – Unisinos.

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Publicado

31-05-2020

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Artigos

Como Citar

TISATTO, Cristian Andrei. Currículo e Direitos Humanos: as Reformas Curriculares e a possibilidade de promoção de uma política comprometida com os Direitos Humanos. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 1, p. 7–18, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i1.220. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/165. Acesso em: 22 dez. 2024.

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