Palavras que precisam ser ditas

planejamento e escrita na graduação e pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.274%20

Palavras-chave:

Planejamento, Ensino Superior, Escrita

Resumo

A partir de um conjunto de reflexões realizadas em palestras e comunicações proferidas em diferentes eventos, voltados para graduandos, graduandas, pós-graduandos e pós-graduandas, o presente ensaio analisa a importância do planejamento e da escrita na Graduação e na Pós-Graduação. O texto inicia apresentando um panorama geral do cenário das universidades e do ensino superior no Brasil. Na sequência, apresento e discuto elementos relacionados ao planejamento como uma forma de (re)existência na Graduação e/ou Pós-Graduação, articulando cinco grandes eixos de estratégias para planejar: escrita da monografia, dissertação ou tese; socialização e reconhecimento pelos pares; colaboração institucional; função social e militância e; perspectiva de futuro. O primeiro eixo recebe atenção especial, contando com discussões direcionadas para estudantes dos diferentes níveis do ensino superior. As reflexões apresentadas fundamentam-se em diferentes pensadoras e pensadores da Educação, da História e da Filosofia. As considerações finais apontam o planejamento como uma contribuição para o processo de escrita de monografias, dissertações e teses, bem como uma forma de re(existência) na universidade.

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Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre, graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território. Editor da Revista Turismo, Sociedade & Território (2021-atual). Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.

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Publicado

04-10-2023

Como Citar

Silva, E. C. H. da. (2023). Palavras que precisam ser ditas: planejamento e escrita na graduação e pós-graduação. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 11(1), 59–71. https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.274

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