Prosopografia

aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.174

Palavras-chave:

Prosopografia, História da Educação, Metodologia de pesquisa, Educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor aproximações entre a metodologia da prosopografia e a pesquisa em História da Educação e Cultura Escolar. Dessa forma, o texto estrutura-se em três tópicos: no primeiro, apresentam-se o conceito de prosopografia, sua história e usos; no segundo, são discutidas algumas perspectivas sobre História da Educação, propondo aproximações com a prosopografia; na terceira parte, realiza-se um estudo prosopográfico, sendo analisados os alunos formados pela Escola Técnica Comercial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950-1983). As considerações mostram a importância do uso da prosopografia em História da Educação, permitindo revelar diferentes elementos sobre os sujeitos que passam pelo universo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva

Doutorando em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), bolsista CNPq. Licenciado e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referências

BASTOS, M. H. C. O que é História da Educação hoje? Tempos de Reflexão. Espacio, Tiempo y Educación, v. 3, n. 1, p. 43-59, 2016.

CHARLE, Christophe. História de Elite e método prosopográfico. In: HEINZ, Flávio M. (org.). Por outra história das Elites. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

HEINZ, Flávio M. O historiador e as elites – à guisa de introdução. In: HEINZ, Flávio M. (org.). Por outra história das Elites. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

HEINZ, Flávio M. Positivistas e republicanos: os professores da Escola de Engenharia de Porto Alegre entre a atividade política e administração pública (1896-1930). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 29, n. 58, p. 263-289, 2009.

JACQUES, Alice Rigoni; GRIMALDI, Lucas Costa. O Memorial do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha: um espaço de ensino e pesquisa (2002). In: BASTOS, Maria Helena Camara et al. (org.). Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 77-91.

KÜHN, Fábio. Breve história do Rio Grande do Sul. 2. ed. Porto Alegre: Leitura XXI, 2004.

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. Gerações de Técnicos em Contabilidade: uma análise prosopográfica (Escola Técnica de Comércio 1950-1983). In: BASTOS, Maria Helena Camara et al. (org.). Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). EDIPUCRS, 2015a, v. II.

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. Gerações de Técnicos em Contabilidade: Uma análise prosopográfica a partir dos convites de formatura. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 20., 2015b. Anais... 2015. p. 413-426.

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. A gênese de um espaço profissional: A Escola Técnica de Comércio do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS (1950-1983). 289 f. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

SILVA, Monia Franciele Wazlawoski da. “A escola modelar e os profissionais do progresso”: carreiras e recursos de diplomados da Escola de Engenharia de Porto Alegre (1899-1916). Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, programa de Pós-Graduação em História, PUCRS, Porto Alegre, 2014.

STEPHANOU, Maria. BASTOS, Maria Helena Camara. História, memória e História da Educação. In: ______.; BASTOS, M. H. C. (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil: VIII – Século XX. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 416-429.

STONE, Laurence. Prosopografia. Tradução de Gustavo Biscaia de Lacerda e de Renato Monseff Perissinotto. Revista Sociol. Polít., Curitiba, v. 19, n. 39, p. 115-137, jun. 2011.

Downloads

Publicado

31-05-2018

Como Citar

Silva, E. C. H. da. (2018). Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 6(1), 56–65. https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.174

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)