História oral, práticas de escolarização e história da educação

um modo de apresentar

Autores

Palavras-chave:

História oral, Dossiê temático, Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Edimar de Souza

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade de Caxias do Sul/RS
Vice-líder do (GRUPHEIM) – Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória

Caroline Machado Cortelini Conceição

Professora adjunta do Centro de Ciências Humanas - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão/PR - Revista Acadêmica

Referências

LOPES, E. M. T. O aprendiz de feiticeiro e o mestre historiador: quem faz a história? In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. Histórias e memórias da educação no Brasil. V. I: Séculos XVI – XVIII. Petrópolis: Vozes, 2004.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Acervos pessoais de educadores: do traçado manual ao registro digital. Anais... XI ANPEDSUL. Reunião Científica Regional da ANPED. Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. 24 a 27 de julho de 2016. UFPR. Curitiba, Paraná.

SOUZA, José Edimar de. O uso de fontes orais em pesquisa em Lomba Grande – RS: aspectos das Escolas Isoladas (1940-1950). Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 21, n. 2, p. 441-459, maio/ago. 2016.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 4. ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997.

ESCOLANO BENITO, Augustín. Arqueologia y rituales de la escuela. In: MOGARRO, Maria João (Coord.). Educação e patrimônio cultural: escolas e práticas, Lisboa: Edições Colibri, 2015, p. 45-60.

Downloads

Publicado

31-12-2016

Como Citar

Souza, J. E. de, & Conceição, C. M. C. (2016). História oral, práticas de escolarização e história da educação: um modo de apresentar. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 4(2), 5–6. Recuperado de https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/101

Edição

Seção

Apresentação do dossiê temático