Memórias da instituição escolar e atuação docente

reflexões a partir de fontes orais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.119

Palavras-chave:

História oral, Memória, Instituição educativa, Escola Garibaldi, Educação

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar quatro entrevistas realizadas com ex-alunos da Escola Garibaldi que estudaram nela na década de 1940. Esta escola está localizada na zona rural do município de Pelotas/RS, na localidade da Colônia Maciel. O estudo é ancorado na perspectiva teórica da História Cultural (PESAVENTO, 2004; BURKE, 2005); para referenciar a história oral, utiliza-se das reflexões de Errante (2000), Portelli (2010), Amado (1995) e Meihy e Holanda (2014); para a categoria da memória, apoia-se em Halbwachs (1990), Bosi (1994), Candau (2014) e Pollack (1992). Dessa forma, utilizam-se como fontes os depoimentos orais e alguns documentos escritos para embasar as discussões.

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Biografia do Autor

Renata Brião de Castro

Mestranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, bolsista CAPES. 

Patrícia Weiduschadt

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação. 

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Publicado

31-12-2016

Como Citar

Castro, R. B. de, & Weiduschadt, P. (2016). Memórias da instituição escolar e atuação docente: reflexões a partir de fontes orais. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 4(2), 26–36. https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.119

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático