Relações entre mantenedora e escola: a rede cenecista e o Colégio Santa Luzia de Gravataí/RS (1980-2007)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.123

Palavras-chave:

História oral, Memória, Mantenedora educacional, Educação

Resumo

Este texto é um recorte de um estudo mais amplo, cujo objetivo era compreender as relações entre o Colégio Santa Luzia e sua mantenedora, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. Nesse recorte tem-se por objetivo identificar as representações sobre o processo de rompimento entre ambas, compreender as causas que levaram a este desligamento e os movimentos feitos para impedir o fechamento da escola. Os procedimentos metodológicos concentraram-se na História Oral. As memórias dos entrevistados foram analisadas à luz de conceitos como memória coletiva, representação e outros. Entre outras coisas, constatou-se que, a partir da década de 1980, a rede cenecista precisou reformular-se, iniciando, assim, um processo de fechamento de várias de suas escolas.

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Biografia do Autor

Ariane dos Reis Duarte

Graduada em História, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora de Ensino Fundamental e Médio na rede privada de ensino.

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Publicado

31-12-2016

Como Citar

Duarte, A. dos R. (2016). Relações entre mantenedora e escola: a rede cenecista e o Colégio Santa Luzia de Gravataí/RS (1980-2007). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 4(2), 60–67. https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.123

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático