A história da educação pelas fontes visuais

reflexões a partir das recordações escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.169

Palavras-chave:

Cultura escolar, Educação, História da Educação, Recordações escolares

Resumo

A História da Educação abarca o que se entende por cultura escolar, e as perspectivas de pesquisas têm se ampliado nas últimas décadas. A temática deste estudo está centrada nas recordações escolares. Especificamente, são fotografias nas quais os estudantes posam em um cenário previamente montado, composto por uma série de objetos. Assim, o objetivo é refletir sobre a educação brasileira a partir da potencialidade dessas fontes visuais. O corpus documental compreende 66 imagens, feitas entre os anos 1958 e 1985, pertencentes ao acervo virtual da Rede de Estudos de História da Educação de Goiás. Nota-se que as imagens mantêm certa padronização ao longo do tempo, a despeito das mudanças no processo de escolarização no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Gisele Masiero, Universidade Feevale

Mestre em Processos e Manifestações Culturais – Universidade Feevale. Doutoranda em História – PUCRS, bolsista Capes.

Carlos Eduardo Ströher, Universidade Feevale

Mestre e Doutorando em Educação – UFRGS. 

Referências

ABDALA, Raquel Duarte. Fotografias escolares: práticas do olhar e representação sociais nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos (1895-1966). 2013. 314f. Tese (Doutorado em Historiografia da Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

FISCHER, Beatriz T. Daudt. Recordação escolar: aluno, livros, mapa e globo – uma imagem recorrente da cultura escolar (1949-2009). In: CD ROM Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: rituais, espaços & patrimônios escolares. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, IX CLBHE, 2012.

GLASSIE, Henry. Material Culture. Bloomington: Indiana University Press, 1999.

JOLY, Martine. Introdução à análise de imagem. Tradução: Maria Appenzeller. 14. ed. Campinas: Papirus, 2012.

KERN, Maria Lúcia Bastos. Imagem, historiografia, memória e tempo. ArtCultura, 12, n. 21, jul./dez. 2010.

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97-115, jan./jun. 2006.

MITCHELL, William J. T. Mostrando el ver: una crítica de la cultura visual. Estudios Visuales, n. 1, p. 17-40, nov. 2003.

MIRZOEFF, Nicholas. The age of photography (1839-1982). In: _____. An introduction to Visual Culture. Abingdon: Routledge, 1999. p. 65-90.

MONTEIRO, Charles. Pensando sobre Imagem, História e Cultura Visual. Patrimônio e Memória, São Paulo, Unesp, v. 9, n. 2, p. 3-16, jul./dez. 2013.

PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da educação: de Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2016.

REDE DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS (REHEG). Disponível em: https://reheg.fe.ufg.br/. Acesso em: 19 jan. 2018.

ROUILLÉ, André. A fotografia: Entre documento e a arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. História, memória e historiografia da educação. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil. 3 volumes. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

WARBURG, Aby. Histórias de fantasmas para gente grande – Escritos, esboços e conferências. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.

Downloads

Publicado

31-05-2018

Como Citar

Masiero, C. G., & Ströher, C. E. (2018). A história da educação pelas fontes visuais: reflexões a partir das recordações escolares. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 6(1), 7–15. https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.169

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático