Cadernos escolares

duas coleções singulares e um mar de possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.170

Palavras-chave:

Caderno escolar, Educação, História da Educação, Cadernos singulares

Resumo

O presente estudo analisa duas coleções singulares de cadernos passados a limpo e encadernados de um menino e uma menina que tiveram um ótimo desempenho escolar durante o Curso Primário, realizado em uma instituição privada, laica e de elite, fundada por imigrantes alemães. O corpus documental compreende duas coleções de cadernos escolares das disciplinas de 1ª a 5ª séries do Curso Primário de alunos do Colégio Farroupilha de Porto Alegre das décadas de 1950. O estudo se insere na área de História da Educação e objetiva discutir o potencial como fonte histórica. A pesquisa é realizada no Memorial do Colégio Farroupilha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milene Moraes de Figueiredo

Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES.

Referências

ALMEIDA, Dóris Bittencourt; SOUZA, Ariane Simão de Souza. Escritos imaculados: cadernos de História, registros de memórias do Colégio Farroupilha (1950-1962). In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. v. II, p. 202-225.

BASTOS, Maria Helena Camara. Um retrato multicolorido da escola: cadernos de uma aluna singular (1953-1957). In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre, EDIPUCRS, 2013a. p. 307-336.

BASTOS, Maria Helena Camara. Meu diário: escritas de si na escola primária (1951-1957). In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre, EDIPUCRS, 2013b. p. 283-306.

BÚRIGO, Elisabete Zardo; SANTOS, Janine Garcia dos. Representações do mundo nas aulas de matemática: problemas aritméticos em cadernos dos anos 1950. In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. v. II, p. 187-201.

CASTILLO GÓMEZ, Antonio. Educação e cultura escrita: a propósito dos cadernos e escritos escolares. Educação. Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 66-72, jan./abr. 2012.

CORDOVA, Tania. Redações, cartas e composições livres: o caderno escolar como objeto da cultura material da escola (LAGESC/SC – 1935). Hist. Educ. (Online), Porto Alegre, v. 20, n. 49, p. 209-226, maio/ago. 2016.

ESCOLANO BENITO, Augustín. La escuela como cultura: experiencia, memoria, arqueología. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017.

FIGUEIREDO, Milene Moraes. O menino brasileiro tem um dever a cumprir: valores morais e cívicos em cadernos escolares do Curso Primário (décadas de 1940/1950). In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. v. II, p. 149-169.

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi S. Páginas que persistem: cadernos de ciências naturais e a permanência de um tempo escolar. In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. v. II, p. 170-186.

GVIRTZ, Silvina; LARRONDO, Mariana. Os cadernos de classe como fonte primária de pesquisa: alcances e limites teóricos e metodológicos para sua abordagem. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 35-48.

JACQUES, Alice Rigoni. As marcas de correção dos cadernos escolares do curso primário do Colégio Farroupilha (1948-1958). 2011. 197f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2011.

JACQUES, Alice Rigoni. Do carimbo à caneta vermelha: marcas de correção em cadernos escolares (1948-1958). In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre, EDIPUCRS, 2013. p. 232-259.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Papéis guardados. Rio de Janeiro: UFRF, Rede Sirius, 2003.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Um objeto quase invisível. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 7-14.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Aprendendo com os cadernos escolares: sujeitos, subjetividades e práticas sociais cotidianas na escola. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 129-144.

SILVA, Maria Célia Leme. Os saberes geométricos nos cadernos do Ensino Primário. In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. v. II, p. 226-241.

VIÑAO, Antonio. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 15-33.

Downloads

Publicado

31-05-2018

Como Citar

Figueiredo, M. M. de. (2018). Cadernos escolares: duas coleções singulares e um mar de possibilidades. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 6(1), 16–25. https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.170

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático