Cadernos escolares
duas coleções singulares e um mar de possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.170Schlagwörter:
Caderno escolar, Educação, História da Educação, Cadernos singularesAbstract
O presente estudo analisa duas coleções singulares de cadernos passados a limpo e encadernados de um menino e uma menina que tiveram um ótimo desempenho escolar durante o Curso Primário, realizado em uma instituição privada, laica e de elite, fundada por imigrantes alemães. O corpus documental compreende duas coleções de cadernos escolares das disciplinas de 1ª a 5ª séries do Curso Primário de alunos do Colégio Farroupilha de Porto Alegre das décadas de 1950. O estudo se insere na área de História da Educação e objetiva discutir o potencial como fonte histórica. A pesquisa é realizada no Memorial do Colégio Farroupilha.
Downloads
Literaturhinweise
ALMEIDA, Dóris Bittencourt; SOUZA, Ariane Simão de Souza. Escritos imaculados: cadernos de História, registros de memórias do Colégio Farroupilha (1950-1962). In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. v. II, p. 202-225.
BASTOS, Maria Helena Camara. Um retrato multicolorido da escola: cadernos de uma aluna singular (1953-1957). In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre, EDIPUCRS, 2013a. p. 307-336.
BASTOS, Maria Helena Camara. Meu diário: escritas de si na escola primária (1951-1957). In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre, EDIPUCRS, 2013b. p. 283-306.
BÚRIGO, Elisabete Zardo; SANTOS, Janine Garcia dos. Representações do mundo nas aulas de matemática: problemas aritméticos em cadernos dos anos 1950. In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. v. II, p. 187-201.
CASTILLO GÓMEZ, Antonio. Educação e cultura escrita: a propósito dos cadernos e escritos escolares. Educação. Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 66-72, jan./abr. 2012.
CORDOVA, Tania. Redações, cartas e composições livres: o caderno escolar como objeto da cultura material da escola (LAGESC/SC – 1935). Hist. Educ. (Online), Porto Alegre, v. 20, n. 49, p. 209-226, maio/ago. 2016.
ESCOLANO BENITO, Augustín. La escuela como cultura: experiencia, memoria, arqueología. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017.
FIGUEIREDO, Milene Moraes. O menino brasileiro tem um dever a cumprir: valores morais e cívicos em cadernos escolares do Curso Primário (décadas de 1940/1950). In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. v. II, p. 149-169.
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi S. Páginas que persistem: cadernos de ciências naturais e a permanência de um tempo escolar. In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. v. II, p. 170-186.
GVIRTZ, Silvina; LARRONDO, Mariana. Os cadernos de classe como fonte primária de pesquisa: alcances e limites teóricos e metodológicos para sua abordagem. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 35-48.
JACQUES, Alice Rigoni. As marcas de correção dos cadernos escolares do curso primário do Colégio Farroupilha (1948-1958). 2011. 197f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2011.
JACQUES, Alice Rigoni. Do carimbo à caneta vermelha: marcas de correção em cadernos escolares (1948-1958). In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre, EDIPUCRS, 2013. p. 232-259.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Papéis guardados. Rio de Janeiro: UFRF, Rede Sirius, 2003.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Um objeto quase invisível. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 7-14.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Aprendendo com os cadernos escolares: sujeitos, subjetividades e práticas sociais cotidianas na escola. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 129-144.
SILVA, Maria Célia Leme. Os saberes geométricos nos cadernos do Ensino Primário. In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. v. II, p. 226-241.
VIÑAO, Antonio. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 15-33.