Amorismo

visualizando a afetividade no espaço escolar através da visão discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.181

Palavras-chave:

Amorismo, Afetividade, Educação, Discente, Docência

Resumo

Percebemos a importância dos vínculos afetivos dentro da escola para uma aprendizagem mais significativa. O estudo analisou as respostas de 179 alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental referentes à afetividade entre aluno/professor, suscitando memórias dessa relação na trajetória escolar. A maioria dos discentes se mostra bem e feliz, mas contrariada dentro da escola, e 80% ou mais dos entrevistados preferem professores de perfil afetuoso, amigos, carismáticos e que falem de assuntos gerais com eles. Todas as memórias descritas mostraram relações de carinho. A partir dos dados levantados apresentamos as práticas do amorismo como uma tendência na educação moderna, onde o amor está presente nas relações escolares.

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Biografia do Autor

  • Cristiano da Cruz Fraga, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

    Especialista em História Africana e Afro-Brasileira pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) e em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciado em História pela FAPA.

  • Cecilia Decarli, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

    Mestra em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Ciências Biológicas pela UNISINOS.

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Publicado

31-05-2018

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

FRAGA, Cristiano da Cruz; DECARLI, Cecilia. Amorismo: visualizando a afetividade no espaço escolar através da visão discente. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 1, p. 95–103, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i1.181. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/143. Acesso em: 22 dez. 2024.

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