Amorismo

visualizando a afetividade no espaço escolar através da visão discente

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.181

Keywords:

Amorismo, Afetividade, Educação, Discente, Docência

Abstract

Percebemos a importância dos vínculos afetivos dentro da escola para uma aprendizagem mais significativa. O estudo analisou as respostas de 179 alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental referentes à afetividade entre aluno/professor, suscitando memórias dessa relação na trajetória escolar. A maioria dos discentes se mostra bem e feliz, mas contrariada dentro da escola, e 80% ou mais dos entrevistados preferem professores de perfil afetuoso, amigos, carismáticos e que falem de assuntos gerais com eles. Todas as memórias descritas mostraram relações de carinho. A partir dos dados levantados apresentamos as práticas do amorismo como uma tendência na educação moderna, onde o amor está presente nas relações escolares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Cristiano da Cruz Fraga, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

    Especialista em História Africana e Afro-Brasileira pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA) e em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciado em História pela FAPA.

  • Cecilia Decarli, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

    Mestra em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Gerenciamento Ambiental pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Ciências Biológicas pela UNISINOS.

References

ALMEIDA, H. O amor através dos tempos. São Paulo: Ed. Universo dos Livros, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: abr. 2018.

CAMARGO, Z.A. O olhar afetivo do professor na superação das dificuldades de aprendizagem. In: SOUSA, A. B.; BARBOSA, I. B. (org.). Cuidar da educação, cuidar da vida. UFSC, Florianópolis, 2011, p. 215-220.

CHALITA, G. A pedagogia do amor: a contribuição das histórias universais para a formação de valores das novas gerações. São Paulo: Editora Gente, 2003.

CHALITA, G. Educação, a solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente, 2004.

CONSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e Educação, como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DANTAS, H.Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y.; DANTAS, H. et al. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. p. 85-98.

DIAS, P.; ROSINI, S. M. A afetividade na relação professor aluno e sua influência no processo de ensino e aprendizagem. Maringá: UEM, 2012.

FERREIRA, A. L.; RÉGNIER, N. M. A. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educar, Curitiba: UFPR, , n. 36, p. 21-38, 2010.

FREIRE, P. Comunicação e extensão. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1994.

MAHONEY, A.; ALMEIDA, L. R. de (org.). Henri Wallon-Psicologia e Educação. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

MARCHAND, M. A afetividade do educador. São Paulo: Summus; Maringá: UEM, 1985.

MATURANA, R. H. Emoções e linguagens na educação e na política. 3. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

PIAGET, J. A relação da afetividade com a inteligência, no desenvolvimento mental da criança. Texto retirado da internet e traduzido do original “The relation of affectivity to intelligence in the mental development of the child”. Bulletin of the Menninger Clinic, London, v. 26, n. 3, p. 158-200, mar. 1962.

PIAGET, J. Gênese das estruturas lógicas elementares. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

SARNOSKI, E. A. Afetividade no processo Ensino-aprendizagem. REI – Revista de Educação do IDEAU, v. 9, n. 20, 2014.

SOUSA, A. M. B.; MIGUEL, D. S.; LIMA, P. M. Módulo 1: Gestão de cuidado e Educação Biocêntrica. Florianópolis: NUVIC-CED-UFSC, 2010.

TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: A relação professor-aluno. 2011. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/2019t.PDF. Acesso em: 20 maio 2018.

VASCONCELOS, C. Os desafios da indisciplina em sala de aula e na escola, 227- 252. 1996. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p227-252_c.pdf. Acesso em: maio 2018.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Published

2018-05-31

Issue

Section

Original Research Articles

How to Cite

FRAGA, Cristiano da Cruz; DECARLI, Cecilia. Amorismo: visualizando a afetividade no espaço escolar através da visão discente. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 1, p. 95–103, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i1.181. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/143. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

1-10 of 256

You may also start an advanced similarity search for this article.