Relações afetivas, aprendizagem significativa!

Autores

  • Diego Santana de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.66

Palavras-chave:

Afetividade, Educação, Aprendizagem, Psicologia educacional

Resumo

O presente artigo objetiva discutir e refletir sobre as relações afetivas entre docente(s) e discente(s), tendo como base as perspectiva de Freire e Maturana, relacionando-as com as experiências de alunos que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) em uma escola de Ensino Fundamental no município de Ivoti. Essas discursões e reflexões serão abordadas a partir de questões relacionadas às relações interpessoais entre professor/es e aluno/s; como suas emoções interferem no desenvolvimento de aprendizagem dos educandos. Partindo do pressuposto de que o jeito de ensinar interfere na forma de aprender, é feita também uma análise sobre a importância da dialogicidade, sensibilidade e respeito; tolerância e intolerância na arte de educar, a fim de discutir a importância de uma educação afetiva para o desenvolvimento cognitivo do aluno.

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Referências

ALVES, Rubem; DIMENSTEIN, Gilberto. Fomos maus alunos. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

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Publicado

31-12-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Relações afetivas, aprendizagem significativa!. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 181–186, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.66. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/58.. Acesso em: 4 jul. 2024.

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