Relações afetivas, aprendizagem significativa!

Autores

  • Diego Santana de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.66

Palavras-chave:

Afetividade, Educação, Aprendizagem, Psicologia educacional

Resumo

O presente artigo objetiva discutir e refletir sobre as relações afetivas entre docente(s) e discente(s), tendo como base as perspectiva de Freire e Maturana, relacionando-as com as experiências de alunos que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) em uma escola de Ensino Fundamental no município de Ivoti. Essas discursões e reflexões serão abordadas a partir de questões relacionadas às relações interpessoais entre professor/es e aluno/s; como suas emoções interferem no desenvolvimento de aprendizagem dos educandos. Partindo do pressuposto de que o jeito de ensinar interfere na forma de aprender, é feita também uma análise sobre a importância da dialogicidade, sensibilidade e respeito; tolerância e intolerância na arte de educar, a fim de discutir a importância de uma educação afetiva para o desenvolvimento cognitivo do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Rubem; DIMENSTEIN, Gilberto. Fomos maus alunos. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. 3. ed. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

WACHS, Manfredo Carlos. O ministério da confirmação: contribuições para um método. São Leopoldo: Sinodal, 1998. (Série Teses e Dissertações, 12).

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

Downloads

Publicado

31-12-2014

Como Citar

Freitas, D. S. de. (2014). Relações afetivas, aprendizagem significativa!. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 2(2), 181–186. https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.66

Edição

Seção

Artigos