As bases neuropsicológicas da emoção

um diálogo acerca da aprendizagem

Autores

  • Tatiana Machado Dorneles

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.41

Palavras-chave:

Emoção, Cognição, Neurociências, Amígdala, Aprendizagem

Resumo

O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de diferentes situações que envolvem a aprendizagem, sendo essa uma temática recorrente de debates na área da educação. Entretanto, muitos educadores têm revisto sua prática devido à não aprendizagem dos alunos. Por estar diretamente envolvida com o processamento das informações, a emoção pode ser ou não um fator que influencia positivamente. A neurociência nos últimos tempos tem ajudado a compreender como o cérebro funciona, mostrando as possibilidades do cérebro se modificar conforme sua relação com o ambiente, a diversidade, os estímulos que o meio pode gerar ao longo da vida, de como os estímulos emocionais podem afetar a aprendizagem, contribuindo para um trabalho preventivo em sala de aula. Assim, o objetivo foi investigar de que forma os estímulos emocionais influenciam os processos de aprendizagem, a fim de oferecer subsídio teórico que contribua com os profissionais de educação. Optou-se por um estudo teórico de cunho bibliográfico, tendo como suporte referencial leituras na área da psicologia, educação e neurociência.

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Biografia do Autor

  • Tatiana Machado Dorneles

    Especialista em Neurociências e Educação pelo Insttituto Superior de Educação Ivoti – ISEI. Especialista em Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional – ISEI. Pedagoga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

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Publicado

31-12-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DORNELES, Tatiana Machado. As bases neuropsicológicas da emoção: um diálogo acerca da aprendizagem. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 14–21, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.41. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/34. Acesso em: 22 dez. 2024.

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