Tessituras da identidade e do coordenador pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.11Palavras-chave:
Coordenação pedagógica, Educação, Identidade profissional, ProfissãoResumo
O presente artigo é uma pesquisa de cunho bibliográfico e entrevista qualitativa realizada a partir da curiosidade sobre a forma como está sendo constituída a identidade do coordenador pedagógico, levando em consideração o fato da identidade ser provisória e temporária. Inicialmente, apresento a experiência como fonte de aprendizagem e de que forma as experiências e as marcas da trajetória profissional são bases para coordenação. Em seguida, apresento em forma de mapa conceitual a função, atribuições e necessidades da coordenação pedagógica com uma análise interpretativa. O último passo é elaborado a partir do estudo sobre a identidade docente, os atravessamentos entre a identidade docente e a do coordenador pedagógico, bem como a apresentação dos elementos que dentro da profissionalidade estruturam a identidade do coordenador, trazendo assim quais foram os elementos construídos a partir dessa pesquisa que constituem a profissionalidade do coordenador pedagógico.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G. Cultura, memória de professores e formação. In: PERES, Eliane et al. (org.). XIV Endipe. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e cultura. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008. p. 504-515.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2008.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Loyola, 2007.
CARDOSO, Teresinha Maria. Apontamentos para a construção de profissionalidades docentes e biocêntricas. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. XV Endipe Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortes, 2000.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Supervisão educacional no Brasil: trajetória de compromissos no domínio das políticas públicas e da administração da educação. In: _____ (org.). Supervisão educacional: para uma escola de qualidade. São Paulo: Cortez, 2000. p. 235-254.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação Pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Educativa, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 125-138, jan./jul. 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993.
GEGLIO, Paulo Sérgio. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2009. p. 113-120.
LARROSSA. Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
MADURO, Otto. Mapas para a festa: reflexões latino-americanas sobre a crise e o conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1994.
ORSOLON, Luzia Angelina Marino. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Loyola, 2007. p. 17-26.
PENIN, Sonia. Profissão docente e contemporaneidade. In: ARANTES, Valéria Amorim Arantes (org.). Profissão docente: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2009. p. 15-40.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: _____ (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-34.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Formação e prática do educador e do orientador: confrontos e questionamentos. São Paulo: Papirus, 1994.
RANGEL, Mary. Supervisão: do sonho à ação: uma prática em transformação. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Supervisão educacional: para uma escola de qualidade. São Paulo: Cortez, 2000. p. 69-96.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2006.
WACHS, Manfredo Carlos. Aportes para uma hermenêutica da identidade e da práxis docente. Tese (Doutorado em Teologia) – Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia, Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 2004. 309 f.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Tatiana Machado Dorneles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.