Tessituras da identidade e do coordenador pedagógico

Autores

  • Tatiana Machado Dorneles

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.11

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Educação, Identidade profissional, Profissão

Resumo

O presente artigo é uma pesquisa de cunho bibliográfico e entrevista qualitativa realizada a partir da curiosidade sobre a forma como está sendo constituída a identidade do coordenador pedagógico, levando em consideração o fato da identidade ser provisória e temporária. Inicialmente, apresento a experiência como fonte de aprendizagem e de que forma as experiências e as marcas da trajetória profissional são bases para coordenação. Em seguida, apresento em forma de mapa conceitual a função, atribuições e necessidades da coordenação pedagógica com uma análise interpretativa. O último passo é elaborado a partir do estudo sobre a identidade docente, os atravessamentos entre a identidade docente e a do coordenador pedagógico, bem como a apresentação dos elementos que dentro da profissionalidade estruturam a identidade do coordenador, trazendo assim quais foram os elementos construídos a partir dessa pesquisa que constituem a profissionalidade do coordenador pedagógico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARROYO, Miguel G. Cultura, memória de professores e formação. In: PERES, Eliane et al. (org.). XIV Endipe. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e cultura. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008. p. 504-515.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2008.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Loyola, 2007.

CARDOSO, Teresinha Maria. Apontamentos para a construção de profissionalidades docentes e biocêntricas. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. XV Endipe Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortes, 2000.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Supervisão educacional no Brasil: trajetória de compromissos no domínio das políticas públicas e da administração da educação. In: _____ (org.). Supervisão educacional: para uma escola de qualidade. São Paulo: Cortez, 2000. p. 235-254.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação Pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Educativa, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 125-138, jan./jul. 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1993.

GEGLIO, Paulo Sérgio. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2009. p. 113-120.

LARROSSA. Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

MADURO, Otto. Mapas para a festa: reflexões latino-americanas sobre a crise e o conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1994.

ORSOLON, Luzia Angelina Marino. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.). O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Loyola, 2007. p. 17-26.

PENIN, Sonia. Profissão docente e contemporaneidade. In: ARANTES, Valéria Amorim Arantes (org.). Profissão docente: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2009. p. 15-40.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: _____ (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2008. p. 15-34.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Formação e prática do educador e do orientador: confrontos e questionamentos. São Paulo: Papirus, 1994.

RANGEL, Mary. Supervisão: do sonho à ação: uma prática em transformação. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Supervisão educacional: para uma escola de qualidade. São Paulo: Cortez, 2000. p. 69-96.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2006.

WACHS, Manfredo Carlos. Aportes para uma hermenêutica da identidade e da práxis docente. Tese (Doutorado em Teologia) – Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia, Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 2004. 309 f.

Downloads

Publicado

01-01-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DORNELES, Tatiana Machado. Tessituras da identidade e do coordenador pedagógico. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 56–63, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.11. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/10. Acesso em: 22 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 259

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)