Atitude motivadora de docentes e a aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental II

desafios para uma prática educativa

Autores

  • Vanessa Paetzold

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.75

Palavras-chave:

Docente, Motivação, Educação, Aprendizagem, Ensino Fundamental

Resumo

Aos educadores dispostos a se libertar dos dogmas da escola do século XX, é necessário o conhecimento das descobertas das neurociências para obter conceitos sobre o funcionamento do cérebro, para modificar sua prática pedagógica. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi analisar atitudes dos docentes que motivam os alunos do Ensino Fundamental II e contribuem no processo de aprendizagem. Para a realização do trabalho, foi feita uma pesquisa descritiva, cuja técnica foi o questionário. Esse contou com a participação de 102 alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Dois Irmãos, RS, Brasil. Após a análise dos dados, foram indicadas algumas sugestões para uma prática docente que torne a aprendizagem significativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARTERO, Tiago Tristão. A motivação e sua relação com os problemas de aprendizagem. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 3, n. 3, p. 1122-132, 2012. Disponível em: http://gestaoesaude.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/227. Acesso em: 08 mar. 2014.

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A afetividade no desenvolvimento da criança: contribuições de Henri Wallon. Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG, v. 33, n. 2, p. 343-357, jul./dez. 2008. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/5271. Acesso em: 10 mar. 2014.

BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michael A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

CANTERAS, Newton Sabino; BITTENCOURT, Jackson Cioni. Comportamentos motivados e emoções. In: LENT, Roberto (Coord.) Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 227-240.

COSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DALMAZ, Carla. Motivação. In: BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michael A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 509-532.

ESTRADA, Adrian Alvarez. A crise dos paradigmas e a educação. Educere, Umuarama. v.4, n. 1, p.5-18, 2004. Disponível em: http://revistas.unipar.br/educere/article/view/176/150. Acesso em: 14 abr. 2014.

FLOR, Damaris; CARVALHO, Terezinha Augusta Pereira de. Neurociência para educador: coletânea de subsídios para “alfabetização neurocientífica”. São Paulo: Baraúna, 2011.

GAZZANIGA, Michael S.; HEATHERTON, Tood F. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 51. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini; BORUCHOVITCH, Evely. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n2/22466.pdf. Acesso em: 15 dez. 2013.

HERCULANO-HOUZEL, Suzana. O cérebro nosso de cada dia: descobertas da neurociência sobre a vida cotidiana. 2. ed. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2012.

IZQUIERDO, Iván. Memória. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

KREBS, Claudia; WEINBERG, Joanne; AKESSON, Elizabeth. Neurociências ilustrada. Porto Alegre: Artmed, 2013.

MEIRIEU, Philippe. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga et al. A influência do discurso do professor na motivação e na interação social em sala de aula. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 997-1010, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-3132012000400016&script=sci_arttext. Acesso em: 10 mar. 2014.

OLIVEIRA, Leticia de; PEREIRA, Mirtes Garcia; VOLCHAN, Eliane. Processamento emocional no cérebro humano. In: LENT, Roberto (coord.) Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. p. 253-269.

PANTANO, Telma; ASSENCIO-FERREIRA, Vicente José. Introdução às neurociências. In: PANTANO, T.; ZORZI, J.L. (org.). Neurociência aplicada à aprendizagem. São José dos Campos: Pulso, 2009. p. 10-15.

RELVAS, Marta Pires. Neurociência e educação: potencialidades dos gêneros humanos na sala de aula. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

WILLINGHAM, Daniel T. Por que os alunos não gostam da escola?: respostas da ciência cognitiva para tornar a sala de aula atrativa e efetiva. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Downloads

Publicado

30-05-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Atitude motivadora de docentes e a aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental II: desafios para uma prática educativa. (2015). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 3(1), 70-78. https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.75

Artigos Semelhantes

1-10 de 252

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.