Autonomia infantil e família

controvérsias entre Axel Honneth e Piaget

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.208

Palavras-chave:

Aprendizagem, Autonomia na Educação, Família, Heteronomia, Reciprocidade

Resumo

O artigo perfaz um diagnóstico das tentativas de autonomia e emancipação precoces das crianças e dos adolescentes mediante as atitudes de negociação familiar. As condições e intenções emocionais paternas e maternas da busca por um entendimento educacional livre de supervisão geram e modificam estilos de autossocialização que se confrontam com socializações alhures aos costumes domésticos. Os múltiplos efeitos modelares do lar reverberam no estilo de socialização extrafamiliar das crianças, ou seja, na escola. O efeito reverso igualmente acontece. As patologias normativas observadas pelo filósofo Axel Honneth contrastam com a construção ontogenética normativa de Jean Piaget.

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Biografia do Autor

  • Giovani Meinhardt, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado e Mestrado em Filosofia e Graduação em Psicologia, todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Referências

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Publicado

31-12-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MEINHARDT, Giovani. Autonomia infantil e família: controvérsias entre Axel Honneth e Piaget. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 7, n. 1, p. 7–20, 2019. DOI: 10.55602/rlic.v7i1.208. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/158. Acesso em: 22 dez. 2024.

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