Os limites do Ensino Fundamental I
problematizando transtornos e esquemas mentais
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.242Palavras-chave:
Esquemas mentais, Limites, Problematização dos transtornos, Escola, EducaçãoResumo
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar a importância dos limites no Ensino Fundamental I, dando ênfase na problematização de transtornos e de esquemas mentais. A ausência dos limites na escola está muito presente na atualidade. Desse modo será visto como os alunos se comportam diante dos seus docentes, demonstrando se há falta de limites dentro da sala de aula. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas, uma no Vale do Caí e a outra na Encosta da Serra. Para dar seguimento, o processo deu-se por pesquisa de cunho qualitativo, utilizando estudos bibliográficos e um estudo de campo para a aplicação de entrevistas e questionários, através dos quais se procura interpretar as concepções dos professores perante os seus pareceres sobre os limites no Ensino Fundamental I. Para finalizar, efetuou-se a coleta de dados, relacionando com a fundamentação teórica e analisaram-se os resultados.Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus (COVID 19): definição, transmissão, sintomas, proteção, diagnóstico, riscos. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid. Acesso em: 14 abr. 2020.
LOPES, Renata Ferrarez Fernandes; LEITE, Donizete Tadeu; PRADO, Thayná Portilho do. Proposta psicoeducativa para crianças baseada na terapia de esquemas. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 7, n. 2, p. 46-60, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtc/v7n2/v7n2a08.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.
PAPALIA, Daiane E; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
YOUNG, Jeffrey E. Terapia cognitiva para transtornos da personalidade: abordagem focada em esquemas. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
YOUNG, Jeffrey E.; KLOSKO, J. S; WEISHAAR, M. E. Terapia do esquema: guia de técnicas cognitivo-comportamentais inovadoras. Porto Alegre: Artmed, 2008.
ZAGURY, Tania. Limites sem trauma: construindo cidadãos. 57. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.