Os limites do Ensino Fundamental I

problematizando transtornos e esquemas mentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.242

Palavras-chave:

Esquemas mentais, Limites, Problematização dos transtornos, Escola, Educação

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar a importância dos limites no Ensino Fundamental I, dando ênfase na problematização de transtornos e de esquemas mentais. A ausência dos limites na escola está muito presente na atualidade. Desse modo será visto como os alunos se comportam diante dos seus docentes, demonstrando se há falta de limites dentro da sala de aula. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas, uma no Vale do Caí e a outra na Encosta da Serra. Para dar seguimento, o processo deu-se por pesquisa de cunho qualitativo, utilizando estudos bibliográficos e um estudo de campo para a aplicação de entrevistas e questionários, através dos quais se procura interpretar as concepções dos professores perante os seus pareceres sobre os limites no Ensino Fundamental I. Para finalizar, efetuou-se a coleta de dados, relacionando com a fundamentação teórica e analisaram-se os resultados.

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Biografia do Autor

Giovani Meinhardt, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutorado e Mestrado em Filosofia e Graduação em Psicologia, todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

31-12-2020

Como Citar

Bender, G. M., & Meinhardt, G. (2020). Os limites do Ensino Fundamental I: problematizando transtornos e esquemas mentais. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 8(2), 76–91. https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.242

Edição

Seção

Artigos livres