Os limites do Ensino Fundamental I

problematizando transtornos e esquemas mentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.242

Palavras-chave:

Esquemas mentais, Limites, Problematização dos transtornos, Escola, Educação

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar a importância dos limites no Ensino Fundamental I, dando ênfase na problematização de transtornos e de esquemas mentais. A ausência dos limites na escola está muito presente na atualidade. Desse modo será visto como os alunos se comportam diante dos seus docentes, demonstrando se há falta de limites dentro da sala de aula. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas, uma no Vale do Caí e a outra na Encosta da Serra. Para dar seguimento, o processo deu-se por pesquisa de cunho qualitativo, utilizando estudos bibliográficos e um estudo de campo para a aplicação de entrevistas e questionários, através dos quais se procura interpretar as concepções dos professores perante os seus pareceres sobre os limites no Ensino Fundamental I. Para finalizar, efetuou-se a coleta de dados, relacionando com a fundamentação teórica e analisaram-se os resultados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovani Meinhardt, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado e Mestrado em Filosofia e Graduação em Psicologia, todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus (COVID 19): definição, transmissão, sintomas, proteção, diagnóstico, riscos. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid. Acesso em: 14 abr. 2020.

LOPES, Renata Ferrarez Fernandes; LEITE, Donizete Tadeu; PRADO, Thayná Portilho do. Proposta psicoeducativa para crianças baseada na terapia de esquemas. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 7, n. 2, p. 46-60, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtc/v7n2/v7n2a08.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.

PAPALIA, Daiane E; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

YOUNG, Jeffrey E. Terapia cognitiva para transtornos da personalidade: abordagem focada em esquemas. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

YOUNG, Jeffrey E.; KLOSKO, J. S; WEISHAAR, M. E. Terapia do esquema: guia de técnicas cognitivo-comportamentais inovadoras. Porto Alegre: Artmed, 2008.

ZAGURY, Tania. Limites sem trauma: construindo cidadãos. 57. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

BENDER, Gabrieli Maria; MEINHARDT, Giovani. Os limites do Ensino Fundamental I: problematizando transtornos e esquemas mentais. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 2, p. 76–91, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i2.242. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/184. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 284

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.