Desenvolvimento da aprendizagem de crianças com pais com transtorno depressivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i1.230

Palavras-chave:

Transtorno depressivo, Criança, Aprendizagem, Psicologia, Mente, Educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar de forma sintética os estudos e pesquisas consumados em meu trabalho de conclusão de curso, produzido no ano de 2019 na graduação de Pedagogia. O Transtorno Depressivo atingiu diversas idades, gêneros, etnias, profissões e classes sociais. Na contemporaneidade estima-se que seja a doença que mais afasta as pessoas dos seus trabalhos. Vidas extremamente agitadas e atarefadas, com horário para sair de casa, porém sem hora para retornar, espaços desestruturados (família, relacionamento, trabalho, escola) são as possíveis causas. Diante dos avanços do transtorno, muitas famílias sofrem com a instabilidade que o acompanha, as crianças são as mais afetadas neste processo. Por falta de maturidade não compreendem o motivo do pranto inesperado do pai ou da mãe, o porquê a mãe não se alimenta nas refeições em família, ou porque o pai dorme tanto e não brinca mais com ela. O trabalho de conclusão teve o objetivo de elucidar o Transtorno Depressivo e a influência de pais com Transtorno Depressivo no processo de aprendizagem dos filhos.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Hafemeister, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ivoti.

  • Giovani Meinhardt, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado e Mestrado em Filosofia e Graduação em Psicologia, todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

31-05-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desenvolvimento da aprendizagem de crianças com pais com transtorno depressivo. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 1, p. 102–117, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i1.230. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/174.. Acesso em: 4 jul. 2024.

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