Autoimagem de crianças negras e desenvolvimento infantil

a psicologia de Kenneth B. Clark e Mamie Phipps Clark

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.209

Palavras-chave:

Autoimagem, Experimento das bonecas, Infância, Inferioridade, Racismo

Resumo

No ordenamento insano do racismo, as crianças identificam a própria cor de pele ao mesmo tempo que a rejeitam, expressando a impressão da realidade social nelas. O conflito psicológico instalado no desenvolvimento de crianças negras entre três e sete anos indica a estrutura abissal das mazelas sociais que as afetam. A idade precoce que as crianças identificam e sentem preconceitos demonstra que a infância já apreende realidade, seja ela qual for.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovani Meinhardt, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutor em Filosofia pela Unisinos. Psicólogo educacional e professor do Instituto Ivoti. 

Referências

ALSBROOK, A. A tribute to Kenneth B. Clark. 2005. In: AMERICAN PSYCHO-LOGICAL ASSOCIATION (APA). Remembering our past. 2005. p. iii-xx. Disponível em: https://www.apa.org/pi/oema/resources/communique/2005/07/july-special.pdf Acesso em: 14 dez. 2021.

ARDAO, A. Espacio e inteligencia. Caracas: Editorial Equinoccio, 1983.

ARENDT, H. O que é política? 3.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CLARK, K. B. Dark Ghetto. New York: Harper & Row, 1965.

CLARK, K. B. El patetismo del poder. México, D.F.: Fondo de Cultura Econó-mica, 1976.

CLARK, K. B.; CLARK, M. P. Emotional factor in racial identification and preference in Negro children. Journal of Negro Education, v. 19, n. 3, p. 341-350, Summer, 1950. https://doi.org/10.2307/2966491 DOI: https://doi.org/10.2307/2966491

FEYERABEND, P. K. A conquista da abundância: uma história da abstração versus a riqueza do ser. São Leopoldo: Unisinos, 2006.

FIGUEIREDO, I. Caderno de memórias coloniais. São Paulo: Todavia, 2018.

GERRIG, R. J.; ZIMBARDO, P. G. A psicologia e a vida. 16. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

HOLLIDAY, B. G. Introduction. In: AMER-ICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA). Remembering our past. 2005. p. i-ii. Disponível em: https://www.apa.org/pi/oema/resources/communique/2005/07/july-special.pdf Acesso em: 14 dez. 2021.

JORDAN, P.; HERNANDEZ-REIF, M. Reexamination of young children’s racial attitudes and skin tone preferences. Journal of Black Psychology, v. 35, n. 3, p. 388-343, Aug. 2009. https://doi.org/10.1177/0095798409333621 DOI: https://doi.org/10.1177/0095798409333621

LEVANT, R. APA President eulogizes 20th Century’s most influential Psy-chologist, Kenneth B. Clark, PhD. In: AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSO-CIATION (APA). Remembering our past. 2005. p. xi-xiii. Disponível em: https://www.apa.org/pi/oema/resources/communique/2005/07/july-special.pdf Acesso em: 14 dez. 2021.

MARKOWITZ, G.; ROSNER, D. Children, race, and power: Kenneth and Mamie Clark’s Northside Center. Chalottesville: University Press of Virginia, 1996.

MBEMBE, A. A crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.

MIELKE, A. C. Negros e mídia: invisibilidades. Le Monde Diplomatique Brasil, 10, n. 114, p. 7-8, 2017. Disponível em: https://diplomatique.org.br/negros-e-midia-invisibilidades/. Acesso em: 14 dez. 2021.

SANTOS, M. Os deficientes cívicos. In: ______ (org.). O País distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. São Paulo: Publifolha, 2002. p. 149-152.

ZUBIRI, X. Escritos menores. Madrid: Alianza Editorial; Fundación Xavier Zubiri, 2007.

ZUBIRI, X. Inteligência e realidade. São Paulo: É Realizações, 2011.

ZUBIRI, X. Los problemas fundamenta-les de la metafísica occidental. Madrid: Alianza Editorial; Fundación Xavier Zubiri, 2016

Downloads

Publicado

18-07-2022

Como Citar

Meinhardt, G. (2022). Autoimagem de crianças negras e desenvolvimento infantil: a psicologia de Kenneth B. Clark e Mamie Phipps Clark. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(1), 19–39. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.209

Edição

Seção

Artigos