Educação das relações étnico-raciais como instrumento para a gestão pedagógica em direitos humanos em experimento com alunos trabalhadores da periferia de Gravataí-RS desenvolvidas no projeto UNIAFRO (UFRGS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.223

Palavras-chave:

Gestão pedagógica, Direitos humanos, Educação das relações étnico-raciais, Classe trabalhadora, Uniafro

Resumo

O presente artigo traz como principal reflexão a abordagem de temas relacionados ao papel da gestão pedagógica na educação das relações étnico-raciais em uma perspectiva antirracista, em um contexto de ensino de jovens e adultos trabalhadores do Ensino Médio da periferia de Gravataí, estudantes de uma Escola Estadual de Ensino Médio, que objetivou propostas pedagógicas presentes em materiais didáticos e discussões sobre o tema produzidas a partir do curso de formação de professores UNIAFRO, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 2016. As práticas pedagógicas consistiram em 05 (cinco) etapas e foram compartilhadas entre professores e alunos. Por fim, são apresentados e discutidos os resultados, bem como a percepção dos professores e dos estudantes construídas com as atividades e com a discussão. Para tanto, são expostas considerações acerca de produções e de debates protagonizados pelos estudantes nas aulas de preparação do projeto, no seu transcorrer e do que foi produzido nas próprias atividades

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Biografia do Autor

Marcelo Guglielmi Leite, SMED Gravataí; SEDUC-RS

Mestre em Geociências; Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação; Licenciado e Bacharel em Geografia.

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Publicado

31-05-2021

Como Citar

Leite, M. G. (2021). Educação das relações étnico-raciais como instrumento para a gestão pedagógica em direitos humanos em experimento com alunos trabalhadores da periferia de Gravataí-RS desenvolvidas no projeto UNIAFRO (UFRGS). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 9(1), 87–103. https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.223

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