Educação das relações étnico-raciais como instrumento para a gestão pedagógica em direitos humanos em experimento com alunos trabalhadores da periferia de Gravataí-RS desenvolvidas no projeto UNIAFRO (UFRGS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.223

Palavras-chave:

Gestão pedagógica, Direitos humanos, Educação das relações étnico-raciais, Classe trabalhadora, Uniafro

Resumo

O presente artigo traz como principal reflexão a abordagem de temas relacionados ao papel da gestão pedagógica na educação das relações étnico-raciais em uma perspectiva antirracista, em um contexto de ensino de jovens e adultos trabalhadores do Ensino Médio da periferia de Gravataí, estudantes de uma Escola Estadual de Ensino Médio, que objetivou propostas pedagógicas presentes em materiais didáticos e discussões sobre o tema produzidas a partir do curso de formação de professores UNIAFRO, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 2016. As práticas pedagógicas consistiram em 05 (cinco) etapas e foram compartilhadas entre professores e alunos. Por fim, são apresentados e discutidos os resultados, bem como a percepção dos professores e dos estudantes construídas com as atividades e com a discussão. Para tanto, são expostas considerações acerca de produções e de debates protagonizados pelos estudantes nas aulas de preparação do projeto, no seu transcorrer e do que foi produzido nas próprias atividades

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Guglielmi Leite, SMED Gravataí; SEDUC-RS

    Mestre em Geociências; Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação; Licenciado e Bacharel em Geografia.

Referências

BBC. Racismo, uma história. Parte 3: um legado selvagem. 2007 (58 min 47s). Canal Filosofando Ciências humanas em debate. Disponível em: http://bit.ly/2dxKwhy. Acesso em: 20 set. 2016.

BERNSTEIN, B. Pedagogy control and identity: theory, research, critique. Londres: Iaylor & Francis, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF, 2003.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 3/2004, de 10 de março de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF, 2004.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF, 2004

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF, 2008.

COMPARATO, F. K. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2007.

DAMIANI, Amélia Luisa. População e geografia. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

HISSA, Cássio. A mobilidade das fronteiras. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRA-FIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Características étnico-raciais da população: classificações e identidades. Rio de Janeiro, 2013.

KAERCHER, Gládis E. P. S.; FURTADO, T. F. (org). Curso de aperfeiçoamento UNIAFRO: política de promoção da igualdade racial na escola. Porto Alegre: UFRGS, 2014.

LEITE, Antônio Ferreira. Giros e pousos, moradores e foliões: identidade étnica e mobilidade espacial na comunidade Negra rural de Água Limpa, Faina, Goiás. Dissertação (Mestrado em Geografia) - IESA-UFG, Goiânia, 2007.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Ideologias geográficas. 2. ed. São Paulo: Ed. Annablume, 1989.

PIRES, Cláudia L.Z. Territórios, significações etnoculturais e educação. In: KAERCHER, Gládis E. P. S.; FURTADO, T. F. (org). Curso de aperfeiçoamento UNIAFRO: política de promoção da igualdade racial na escola. Porto Alegre: UFRGS, 2014.

RATTS, Alecsandro J. P. Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Instituto Kuanza, Imprensa Oficial, 2007.

RATTS, Alex; RIOS, Flavia. Lélia Gonzalez. São Paulo: Selo Negro, 2010.

SAID, Edward. O Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo, Companhia das Letras, 1990.

SANTOS, Isabel Silveira dos. Abram-se as cortinas: representações étnico-raciais e pedagogias do palco no teatro de Arthur Rocha. Dissertação (Mestrado) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2009.

SANTOS, José Antônio dos. Prisioneiros da História: trajetórias intelectuais na imprensa negra meridional. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

TAVARES, S. Educar em direitos humanos. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. (org.). Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.

VEIGA, Cynthia Greyve. Escola Pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.39, p. 502-516, set/dez. 2008.

ZLUHN, Mara Regina. Educação em Direitos Humanos na Educação Básica. Indaial: Uniasselvi, 2013.

Downloads

Publicado

31-05-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEITE, Marcelo Guglielmi. Educação das relações étnico-raciais como instrumento para a gestão pedagógica em direitos humanos em experimento com alunos trabalhadores da periferia de Gravataí-RS desenvolvidas no projeto UNIAFRO (UFRGS). Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 1, p. 87–103, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i1.223. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/195. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 277

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)