Gestão escolar

intervenção com sensibilidade na ação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.77

Palavras-chave:

Gestão escolar, Administração escolar, Aprendizagem, Sensibilidade, Educação

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca do espaço da sensibilidade na gestão escolar. O foco da análise estará na gestão dos conhecimentos, considerando a atuação e as competências dos diferentes sujeitos envolvidos na condução desse processo, analisando também a forma de intervenção da equipe pedagógica. O desejo da investigação surgiu das perguntas: Qual é a compreensão de sensibilidade no contexto escolar? Qual é o espaço da sensibilidade na gestão dos processos escolares? O texto tem o intuito de sensibilizar o leitor para as possibilidades da vivência dos processos de ensino e aprendizagem em uma relação de respeito mútuo e de cumplicidade na busca e na construção dos saberes. É, ao mesmo tempo, um convite para que os educadores se engajem numa educação que visa à vida com sentido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

ASSMANN, Hugo; MO SUNG, Jung. Competência e sensibilidade solidária: educar para a esperança. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

BECKER, Fernando; MARQUES, Tania B. I. Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010.

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez Editora, 2014.

DEMO, Pedro. O mais importante da educação importante. São Paulo: Atlas, 2012.

FREIRE, Paulo; SCHOR, Ira. Medo e ousadia. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FRANKL, Vitor. Em busca de sentido: um psicólogo em campo de concentração. São Leopoldo: Sinodal, 2006.

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis. RJ: Vozes, 2006. (Série cadernos de gestão).

MOTTA, Roberto Paulo. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. 16. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

MOUNIER, Emmanuel. O personalismo. São Paulo: Centauro, 2004.

Downloads

Publicado

30-05-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gestão escolar: intervenção com sensibilidade na ação pedagógica. (2015). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 3(1), 85-91. https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.77

Artigos Semelhantes

1-10 de 252

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.