O ensino da matemática

sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.250

Palavras-chave:

Matemática contextualizada, Matemática, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Ensino Médio, Atividades de aplicabilidade

Resumo

O presente artigo objetiva promover uma reflexão acerca do ensino da disciplina de Matemática e a contextualização no dia a dia do estudante do Ensino Médio, de modo que compreendam e percebam a relação entre a matéria ministrada e seu cotidiano. Assim, serão apresentados relatos de atividades realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, referentes a aplicabilidade da teoria na disciplina em questão. Para a realização do presente trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa – ação, uma vez que enfatiza a melhoria de práticas pedagógicas e permite a intervenção no aprendizado a partir da observação e do diálogo, o que contribui para o processo de construção coletiva entre pesquisador e participantes. Autores respeitáveis, os quais defendem a ideia de uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em sala de aula e atividades realizadas por meio da abordagem metodológica, conhecida como Atividades Baseadas em Problemas (ABP), embasaram os relatos da pesquisadora. A partir dos exercícios desenvolvidos, foi perceptível a construção coletiva, o amadurecimento e o desenvolvimento dos estudantes, que ao serem ouvidos e também desafiados, geraram situações de ampla evolução e protagonismo no entendimento dos conteúdos da disciplina de Matemática.

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Biografia do Autor

Natalia Caroline dos Passos, Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC)

Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Pós Graduada em Educação Inovadora e Tendências Educacionais pelo Instituto Ivoti

Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

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Publicado

31-05-2021

Como Citar

Passos, N. C. dos, & Goldmeyer, M. C. (2021). O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 9(1), 14–27. https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.250

Edição

Seção

Artigos