O ensino da matemática
sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.250Palavras-chave:
Matemática contextualizada, Matemática, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Ensino Médio, Atividades de aplicabilidadeResumo
O presente artigo objetiva promover uma reflexão acerca do ensino da disciplina de Matemática e a contextualização no dia a dia do estudante do Ensino Médio, de modo que compreendam e percebam a relação entre a matéria ministrada e seu cotidiano. Assim, serão apresentados relatos de atividades realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, referentes a aplicabilidade da teoria na disciplina em questão. Para a realização do presente trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa – ação, uma vez que enfatiza a melhoria de práticas pedagógicas e permite a intervenção no aprendizado a partir da observação e do diálogo, o que contribui para o processo de construção coletiva entre pesquisador e participantes. Autores respeitáveis, os quais defendem a ideia de uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em sala de aula e atividades realizadas por meio da abordagem metodológica, conhecida como Atividades Baseadas em Problemas (ABP), embasaram os relatos da pesquisadora. A partir dos exercícios desenvolvidos, foi perceptível a construção coletiva, o amadurecimento e o desenvolvimento dos estudantes, que ao serem ouvidos e também desafiados, geraram situações de ampla evolução e protagonismo no entendimento dos conteúdos da disciplina de Matemática.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
D’AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? SBEM, Brasília, v. 2, n.2, p.15-19, 1989.
HOFFMANN VELHO, E. M.; MACHADO DE LARA, I. C. O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático. Alexandria, v. 4, n. 2, p. 3-30, 2011.
MIGUEL, José C. Alfabetização matemática: implicações pedagógicas. In: NÚCLEOS de Ensino. São Paulo: Cultura Acadêmica/Editora da UNESP, 2007. p. 414-429. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2005/artigos/capitulo%205/alfabetizacaomatematica.pdf. Acesso em: 30 set. 2019.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
MOURA, M. O. Matemática na infância. In: MIGUEIS, M. R.; AZEVEDO, M. G. Educação Matemática na infância: abordagens e desafios. Serzedo, Vila Nova de Gaia: Gailivro, 2007. p. 39-64.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino de Primeiro Grau. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Matemática. Curitiba: SEED/DEB-PR, 2008.
RODRIGUES, L. L. A matemática ensinada na escola e a sua relação com o cotidiano. Brasília: UCB, 2005.
SCHMIDIT, A. Matemática: por que ensinar? Para que aprender? Santa Maria: UFSM, 2007.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.