Sequência didática sobre planejamento financeiro para estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental nos Anos Finais
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v11i2.289%20Palavras-chave:
Educação Financeira, Sequência Didática, Planejamento FinanceiroResumo
Embora vivamos em uma era dominada pelo sistema econômico capitalista, pouco se discute sobre a necessidade de as pessoas adquirirem conhecimentos financeiros básicos para prosperar nesse contexto. É cada vez mais comum que os jovens tenham um contato precoce com o universo financeiro, seja por meio de compras, aplicativos de pagamento ou investimentos. Nesse contexto, o presente estudo propõe uma sequência didática direcionada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, focada no tema do Planejamento Financeiro e utilizando reportagens atuais como ponto de partida para introduzir conceitos de Educação Financeira. Para fundamentar essa proposta, foram conduzidas pesquisas exploratórias e bibliográficas, visando compreender os fundamentos teóricos da Educação Financeira e da sequência didática necessária para sua implementação. Essas pesquisas forneceram subsídios para a elaboração de uma sequência didática abrangente, que engloba atividades de análise de reportagens, discussões em grupo, pesquisa e apresentação de resultados. Em uma pesquisa futura, pretende-se aplicar essa proposta didática em sala de aula e analisar os resultados obtidos. O objetivo é aprimorar o ensino da Educação Financeira, identificando abordagens e estratégias mais eficazes na promoção do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes em relação às questões financeiras. Acredita-se que, por meio dessa abordagem contextualizada e crítica, os estudantes serão capacitados não apenas a enfrentar os desafios econômicos presentes, mas também a compreender o impacto das decisões financeiras em suas vidas e na sociedade.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO (ABCOMM). Crise do coronavírus leva consumidores a comprarem pela Internet. [S.l.], 15 abr. 2020. Disponível em: https://abcomm.org/noticias/crise-do-coronavirus-leva-consumidores-a-comprarem-pela-internet/. Acesso em: 01 jul. 2023.
ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, Fortaleza, CE, v. 3, n. 1, p. 322-334, 2013. DOI: 10.22168/2237-6321.3.3.1.322-334. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/148. Acesso em: 01 jul. 2023.
ARGÔLO, Patrícia Santana de. Educação financeira na sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino da matemática no ensino médio. 2018. 161f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2018. Disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/2dbd6f4e-1e32-4f02-b56c-95043abc8321/content. Acesso em: 01 jul. 2023.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília, DF: MEC, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernad. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard: DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108
FERREIRA, Juliana Cezario. A importância da educação financeira pessoal para a qualidade de vida. Caderno de Administração, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 1-17, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/view/33268. Acesso em: 01 jul. 2023.
GALLERY, Natalie et al. Financial litera-cy and pension investment deci-sions. Financial Accountability & Man-agement, [S.l.], v. 27, n. 3, p. 286-307, 2011. DOI: 10.1111/j.1468-0408.2011.00526.x.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Addison Wesley, 2004.
HAMBÚRGUER lidera vendas no delivery; consumo excessivo vira ameaça à saúde. JR 24 horas, São Paulo, 03 jul. 2023. Disponível em: https://noticias.r7.com/jr-na-tv/videos/hamburguer-lidera-vendas-no-delivery-consumo-excessivo-vira-ameaca-a-saude-03062023. Acesso em: 27 dez. 2023.
HILL, N. Quem pensa enriquece. São Paulo: Fundamento Educacional, 2009.
LELIS, Michelle Gomes. Educação financeira e empreendedorismo. Rio de Janeiro: Centro de Produções Técnicas, 2006.
MARIANI, Manuella. Compulsão por compras: 'Parece uma forma de compensação', diz empresária que admite consumo além do necessário por prazer. G1 Paraná RPC, Curitiba, 23 mar. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2023/03/23/compulsao-por-compras-parece-uma-forma-de-compensacao-diz-empresaria-que-admite-consumo-alem-do-necessario-por-prazer.ghtml. Acesso em: 27 dez. 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.
MODERNELL, Álvaro. Educação Financeira. Ucho.Info, 2011. Disponível em: https://ucho.info/2011/09/08/afinal-o-que-e-educacao-financeira/. Acesso em: 5 set. 2023.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (OCDE). PISA 2018 Results (volume IV): are students smart about money? Paris: PISA, OECD Publishing, 2020. Disponí-vel em: https://www.oecd-ilibrary.org/deliver/48ebd1ba-en.pdf?itemId=/content/publication/48ebd1ba-en&mimeType=pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (OCDE). Recommendation on princi-ples and good practices for financial education and awareness. Paris: Direc-torade for Financial and Enterprice Af-fairs, 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf. Acesso 10 jun. 2023.
POPE, Catherine; MAYS, Nicholas. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. Poro Alegre: Artmed, 2009.
ROCHA, Ricardo Humberto. Educação Financeira em pauta. São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.hsm.com.br/artigos/educacao-financeira-em-pauta. Acesso em: 20 set. 2023.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como educar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Araújo Soares, Maria Isabel Menezes Rolleri, Maria Ione Feitosa Dolzane
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.