Neurociência e a otimização do processo de aprendizagem

como tornar-se um estudante!

Autores

  • Fernanda Troes Colégio Sinodal Progresso
  • Bárbara Vier Mengue Instituto Superior de Educação Ivoti

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.230%20

Palavras-chave:

Aprendizagem, Neurociência, Estudante

Resumo

Encontrar meios para que alunos se tornem estudantes é, com certeza, um grande desafio para qualquer docente e/ou gestor escolar. Todos, em algum momento, já devem ter feito o seguinte questionamento: por que crianças e adolescentes passam mais de uma década nas escolas de educação básica e, ao concluírem a 3ª série do Ensino Médio,  sentem-se despreparados e, por consequência, obrigados a iniciarem outra trajetória: a dos cursos preparatórios para vestibulares concorridos e até mesmo para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)? O que está acontecendo? Ou melhor, o que não está acontecendo? Ancorado neste questionamento, surge a pergunta: como podemos otimizar o processo de aprendizagem dos nossos estudantes? [...]

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Troes, Colégio Sinodal Progresso

    Mestre em Ensino, especialista em Gestão Educacional e Metodologias Ativas de Aprendizagem, Graduada em Licenciatura Plena em Química.

  • Bárbara Vier Mengue, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora no curso de Letras (ISEI) e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Instituto Ivoti. Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS.

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1980.

PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo inteligência: manual de instruções do cérebro para alunos em geral. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Aleph, 2014.

ROBINSON, Ken; ARONICA, Lou. Escolas criativas: a revolução que está transformando a educação. Porto Alegre: Penso, 2019.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

Neurociência e a otimização do processo de aprendizagem: como tornar-se um estudante!. (2022). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(2), 40-41. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.230

Artigos Semelhantes

1-10 de 97

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>