Gestão escolar
impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.214Palavras-chave:
Gestão, Participação, Formação de professores, TransformaçãoResumo
O contexto atual nos impõe novas demandas e novos desafios na educação; e que também exigem novas formas de exercer e assumir a gestão escolar. Para lidar com essas mudanças e exigências é necessária a mobilização de diferentes habilidades e competências, tanto cognitivas, comunicativas, quanto socioemocionais, em diferentes dimensões e níveis de atuação. Significa que para exercer uma gestão participativa e democrática, são necessários saberes, conhecimentos e posturas mais ativas, propositivas e positivas, ou seja, uma maior predisposição para aprender e atuar de forma mais interativa e colaborativa, mesmo frente às adversidades e diferentes demandas cotidianas. O estudo constitui-se numa reflexão teórico-prática sobre a importância da gestão escolar na superação de desafios por meio do desenvolvimento de um contexto formativo, promovendo ações para o desenvolvimento de habilidades e de posturas mais resilientes no cotidiano escolar. Por fim, enfatiza a importância da gestão escolar como atitude de mudança, na criação de espaços e ambientes de aprendizagem favoráveis para a transformação de práticas pedagógicas, ou seja, para implementar as mudanças tão necessárias que o atual contexto nos impõe
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.
CORTELLA, M. S. Qual é a tua obra? Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FREIRE, Paulo. A Escola. Xapuri Socioambiental, 2021. Disponível em: https://www.xapuri.info/educacao/para-paulo-freire-como-homenagem-o-seu-proprio-poema-a-escola. Acesso: 10 jan. 2022.
GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (org.). Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997.
GUIMARÃES, A. A.; VILLELA, F. C. B. O professor-coordenador e as atividades de início de ano. In: BRUNO, E. B. G. (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2008. p. 37-53.
KOSIK, K. A dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LEITE, S. R. M.; MARQUES, E. F.; ALBERTONI, C. R. Família e escola: elementos para uma participação democrática. Londrina: UEL, 2008.
LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
LÜCK, H. Gestão participativa na escola. v. 3. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
SENGE, P. M. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bárbara Vier Mengue, Raquel Dilly Konrath
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.