Gestão escolar

impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.214

Palavras-chave:

Gestão, Participação, Formação de professores, Transformação

Resumo

O contexto atual nos impõe novas demandas e novos desafios na educação; e que também exigem novas formas de exercer e assumir a gestão escolar. Para lidar com essas mudanças e exigências é necessária a mobilização de diferentes habilidades e competências, tanto cognitivas, comunicativas, quanto socioemocionais, em diferentes dimensões e níveis de atuação. Significa que para exercer uma gestão participativa e democrática, são necessários saberes, conhecimentos e posturas mais ativas, propositivas e positivas, ou seja, uma maior predisposição para aprender e atuar de forma mais interativa e colaborativa, mesmo frente às adversidades e diferentes demandas cotidianas. O estudo constitui-se numa reflexão teórico-prática sobre a importância da gestão escolar na superação de desafios por meio do desenvolvimento de um contexto formativo, promovendo ações para o desenvolvimento de habilidades e de posturas mais resilientes no cotidiano escolar. Por fim, enfatiza a importância da gestão escolar como atitude de mudança, na criação de espaços e ambientes de aprendizagem favoráveis para a transformação de práticas pedagógicas, ou seja, para implementar as mudanças tão necessárias que o atual contexto nos impõe

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Biografia do Autor

  • Bárbara Vier Mengue, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS, Coordenadora do Ensino Médio e professora do Ensino Superior do Instituto Ivoti.

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale, professora do Curso Normal em Nível Médio e Ensino Superior do Instituto Ivoti.

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Publicado

18-07-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gestão escolar: impacto na formação pedagógica dos professores e na aprendizagem dos estudantes. (2022). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(1), 122-129. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.214

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