Os ( des)caminhos da aprendizagem

Autores

  • Jessica Milena Koch
  • Letícia Staudt

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.61

Palavras-chave:

PIBID, Aprendizagem, Alfabetização, Educação

Resumo

O presente artigo reflete sobre a forma como os encontros de estudos do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência contribuem para a formação profissional, propiciando a consolidação das ações planejadas a partir dos diagnósticos realizados sobre os alunos. Para tanto, apresentam-se algumas práticas realizadas com um aluno atendido pelo PIBID, bem como reflexões acerca da sua caminhada como estudante e as inquietações que mobilizaram os graduandos durante o trabalho com o mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARRAHER, T. N.; REGO, L. L. B. O realismo nominal como obstáculo na aprendizagem da leitura. Cadernos de Pesquisa, v. 39, p. 3-10, 1981.

CARRAHER, T. N.; REGO, L. L. Desenvolvimento cognitivo e alfabetização. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 65, n. 149, p. 38-55, 1984.

FÁVERO, M. T. M.; CALSA, G. C. Dificuldades de aprendizagem? Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2013/trabalhos/co_02/41.pdf. Acesso em: 16 set. 2014.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FERREIRO, E. A escrita... antes das letras: a produção de notações na criança: linguagem, número, ritmo e melodias. São Paulo: Cortez, 1990.

GROSSI, E. P. Didática dos níveis pré-silábicos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

GROSSI, E. P. Aula entrevista: caracterização do processo rumo à escrita e à leitura. Porto Alegre: GEEMPA, 2010.

KAMII, C. A criança e o número. Campinas: Papirus, 2000.

MARTINS, M. A.; SILVA, A. C. Os nomes das letras e a fonetização da escrita. Análise Psicológica, v. 17, n. 1, p. 49-63, 1999.

NOBRE, A.; ROAZZI, A. Realismo nominal no processo de alfabetização de crianças e adultos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, n. 2, p. 326-334, 2011.

PIAGET, J. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro: Record, 1962.

PIAGET, J.; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

Downloads

Publicado

31-12-2014

Como Citar

Koch, J. M., & Staudt, L. (2014). Os ( des)caminhos da aprendizagem. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 2(2), 147–152. https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.61

Edição

Seção

Artigos