Consciência fonológica e atividades metalinguísticas

a produção de conhecimento na alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.127

Palavras-chave:

Aprendizagem, Leitura, Escrita, Consciência fonológica, PIBID, Educação

Resumo

Ao trabalhar com crianças de baixo rendimento escolar no PIBID, detectou-se que parte do grupo não reconhecia as diversas formas de segmentação da linguagem. Assim, optou-se por investigar a edificação da consciência fonológica, bem como possibilitar dez práticas de reflexão linguística a este grupo. Para tanto, estruturou-se uma pesquisa qualitativa que envolveu alunos e docentes de uma escola pública da Encosta da Serra Gaúcha. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades metalinguísticas semanais foram muito benéficas para as crianças. No entanto, no questionário com questões de livre resposta, os professores não demonstraram ter o aprofundamento conceitual necessário para o desenvolvimento da consciência fonológica como conhecimento explícito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláucia Aline Wermeier

Graduada em Pedagogia pelo ISEI.

Luciana Facchini, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutora em Educação pela PUCRS e professora do ISEI.

Referências

ALBUQUERQUE, Cristina Petrucci; SIMÕES, Mário R.; MARTINS, Cristina. Testes de consciência fonológica da bateria de avaliação neuropsicológica de Coimbra: estudos de precisão e validade. RIDEP, v. 29, n.1, 2011. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/14711. Acesso em: 19 ago. 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 1997.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf. Acesso em: 06 set. 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa: ano 1: unidade 2. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf. Acesso em: 06 set. 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética: ano 1: unidade. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf. Acesso em: 06 set. 2015.

CAPOVILLA, Alessandra G. S.; CAPOVILLA, Fernando C. Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com baixo nível sócio-econômico. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 7-24, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 ago. 2016.

CARVALHO, Lina Maria de Moares. Consciência fonológica e sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita: melhor prevenir do que remediar. 2010. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: ht-tps://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/15966/1/Lina%20Maria%20de%20Moraes%20Carvalho.pdf. Acesso em: 04 set. 2015.

CIELO, Carla Aparecida. A sensibilidade fonológica e o início da aprendizagem da leitura. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 33, n.4, p. 21-60, dez. 1998. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/15116/10010. Acesso em: 13 set. 2015.

CIELO, Carla Aparecida; POERSCH, J. M. Relação entre a sensibilidade fonológica e o aprendizado inicial da leitura. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 99-105, jun. 1998. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/viewArticle/15073. Acesso em: 13 set. 2015.

COIMBRA, Miriam. A habilidade metafonológicas em crianças de cinco anos. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 32, n.4, p. 61-79, 1997. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/viewArticle/15292. Acesso em: 13 set. 2015.

CYSNE, Karla. Intervenção em consciência fonológica em crianças com dificuldades de leitura e escrita. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na criança) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade nova de Lisboa. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/5465. Acesso em:13 set. 2015.

FREITAS, Fabiana Rego. Programa de promoção de habilidades de consciência fonológica para crianças com dificuldades de aprendizagem. Disponível em: http://www.ufscar.br/~bdsepsi/81a.pdf. Acesso em: 04 set. 2015.

FREITAS, Gabriela Castro Menezes de. Consciência fonológica: rimas e aliterações no português brasileiro. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 38, n.2, p. 155-170, jun. 2003. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fzva/ojs/index.php/fale/search/authors/view?firstName=Gabriela&middleName=Castro%20Menezes%20de&lastName=Freitas&affiliation=&country=. Acesso em: 13 set. 2015.

FREITAS, Maria João; ALVES, Dina; COSTA, Teresa. A consciência fonológica: brochura. 2010. Disponível em: https://www.clul.ul.pt/files/anagrama/Poster_FreitasAlvesCosta_2010.pdf. Acesso em: 04 set. 2015.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MALUF, Maria Regina; BARRERA, Sylvia Domingos. Consciência fonológica e linguagem escrita em pré-escolares. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 125-145, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721997000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 ago. 2015.

MARTINS, Cláudia Cardoso. A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e escrita. Caderno Pesq., São Paulo, n. 76, p. 41-49, fev. 1991. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/1053. Acesso em: 19 ago. 2015.

MORAIS. Artur Gomes de A apropriação do sistema de notação alfabética e o desenvolvimento de habilidades de reflexão fonológica. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 39, n.3, p. 175-192, set. 2004. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/vi-ewArticle/13913. Acesso em: 24 ago. 2015.

MOTA, Helena Bolli; MELO FILHA, Maria das Graças de Campos; LASCH, Sabrina Schützenhorfer. A consciência fonológica e o desempenho na escrita sob ditado de crianças com desvio fonológico após realização de terapia fonoaudiológica. Rev. CEFAC, São Paulo, v. 9, n. 4, p. 477-482, dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v9n4/05.pdf. Acesso em: 31 ago. 2016.

NEIRA, Marcos Garcia; LIPPI, Bruno Gonçalves. Tececendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 607-625, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em: 31 ago. 2016.

PRADO, Gabriela Ortiz; NÓBREGA, Thaís Fernandes Ribeiro. Problematizando a consciência fonológica nas práticas docentes com crianças em fase de pré-alfabetização. Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança, 2., 2014. Disponível em: http://www.estudosdacrianca.com.br/resources/anais/1/1405851809_ARQUIVO_Versao_Revisada_1Gabi_e_Thais.pdf. Acesso em: 07 set. 2015.

RAMOS, Norma Suely Campos. Consciência fonológica do português do Brasil: descrição e análise de cinco testes. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2005. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/1920/1/416793.pdf. Acesso em: 10 set. 2015.

SANTOS, Bettina Steren dos; ANTUNES, Denise Dalpiaz. Vida adulta, processos motivacionais e diversidade. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 1 (61), p. 149-164, jan./abr. 2007. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/544. Acesso em: 03 jul. 2016.

SILVA, Obdália Santana Ferraz. Os ditos e os não-ditos do discurso: movimentos de sentidos por entre os implícitos da linguagem. R. Faced, Salvador, n.14, p. 39-53, jul./dez. 2008. Disponível em: www.portalseer.ufba.br/index.php/rfaced/article/download/3007/265. Acesso em: 04 jun. 2016.

VIANA, Fernanda Leopoldina P. As rimas e consciência fonológica. Conferência proferida no Encontro de Professores Intervenientes em Bibliotecas Escolares e Centros de Recursos, organizado pelo Centro de Formação Maria Borges de Medeiros (Lisboa), nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2006, e subordinado ao tema “Promovendo a competência leitora”. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/11780. Acesso em: 03 jun. 2016.

Downloads

Publicado

31-12-2016

Como Citar

Wermeier, C. A., & Facchini, L. (2016). Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 4(2), 88–98. https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.127

Edição

Seção

Artigos livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)