Conexão entre conteúdos de aula e assuntos de interesse dos alunos

Autores

  • Micheli Kuhn Rohleder
  • Natana Leuck

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.56

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Motivação, Prática de ensino

Resumo

A partir da prática de iniciação à docência com alunos do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) em uma escola da rede estadual, deparamo-nos com a questão de como conteúdos de interesse dos alunos podem fazer com que as aulas sejam mais interessantes e proveitosas aos discentes. Ao entrar na sala de aula, o professor tem a missão de conhecer o cotidiano de seus alunos, para que consiga, assim, desenvolver e planejar atividades que se encaixem com a realidade dos mesmos. É por meio do contato com os adolescentes, conhecendo-os, que o professor perceberá o que tornará a aprendizagem significativa. É importante ter a cabeça erguida e saber aceitar os erros, pois é a partir deles que haverá aprendizagem e melhora. Um bom professor deve sempre estar em busca de formação, atualizando-se e desenvolvendo atividades diversificadas. Temos que fugir do “normal” para que consigamos envolver os discentes com o conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e autoimagem. Petrópolis: Vozes, 2000.

DEMO, Pedro. O mais importante da educação importante. São Paulo: Atlas, 2012.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’água, 1997.

Downloads

Publicado

31-12-2014

Como Citar

Rohleder, M. K., & Leuck, N. (2014). Conexão entre conteúdos de aula e assuntos de interesse dos alunos. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 2(2), 117–121. https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.56

Edição

Seção

Artigos