Professor crítico

aluno pensante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.207

Palavras-chave:

Educação, Letras

Resumo

Objetiva-se compreender aspectos da prática escolar que possibilitam a formação de opinião dos discentes. O jovem atual, mais do que nunca, deve ser envolvido em práticas que desenvolvam seu senso argumentativo, uma vez que estão inseridos em uma sociedade líquida. Para isso, o professor possui papel fundamental. A partir da observação e a mediação de quatro aulas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma cidade da encosta da Serra, foram destacados tópicos importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os responsáveis pela prática foram os estudantes da turma: Laboratório de Experiências de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, do Ensino Superior, no Rio Grande do Sul. Dessa forma, observa-se que a prática escolar é essencial para a formação de opinião, que pode ser estimulada por diferentes fatores, dentre eles: escuta, criticidade e diálogo. 

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Biografia do Autor

  • Nayane Caroline Ludwig Staffen, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Estudante do Curso de Letras - Português e Inglês, monitora de ensino no Instituto Ivoti.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Possui graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2008), na Área de Concentração Religião e Educação.

Referências

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Publicado

18-07-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

STAFFEN, Nayane Caroline Ludwig; GOLDMEYER, Marguit Carmem. Professor crítico: aluno pensante. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 1, p. 40–50, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i1.207. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/207. Acesso em: 22 dez. 2024.

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