Professor crítico

aluno pensante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.207

Palavras-chave:

Educação, Letras

Resumo

Objetiva-se compreender aspectos da prática escolar que possibilitam a formação de opinião dos discentes. O jovem atual, mais do que nunca, deve ser envolvido em práticas que desenvolvam seu senso argumentativo, uma vez que estão inseridos em uma sociedade líquida. Para isso, o professor possui papel fundamental. A partir da observação e a mediação de quatro aulas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma cidade da encosta da Serra, foram destacados tópicos importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico. Os responsáveis pela prática foram os estudantes da turma: Laboratório de Experiências de Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, do Ensino Superior, no Rio Grande do Sul. Dessa forma, observa-se que a prática escolar é essencial para a formação de opinião, que pode ser estimulada por diferentes fatores, dentre eles: escuta, criticidade e diálogo. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nayane Caroline Ludwig Staffen, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Estudante do Curso de Letras - Português e Inglês, monitora de ensino no Instituto Ivoti.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Possui graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2008), na Área de Concentração Religião e Educação.

Referências

AMBRÓSIO, S. Protagonismo discente: uma prática desafiadora e inovadora na educação básica. Brasil Escola, 20 ago. 2021. Disponível: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/protagonismo-discente-pratica-desafiadora-inovadora-educacao-basica.htm.

BAPTISTA, D. M. Informação voltada pa-ra a formação de opinião: uma revisão da literatura. Informação & Sociedade: Estudos, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 1-15, 2001. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/898. Acesso em: 17 ago. 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 17 ago. 2022.

CAMPOS, A. L. A. et al. A interdisciplinaridade segundo Edgar Morin e Alzira Lobo de Arruda Campos. UniÍtalo em Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 93-107, abr. 2018. Disponível em: http://pesquisa.italo.br/index.php?journal=uniitalo&page=article&op=view&path%5B%5D=210. Acesso em: 17 ago. 2022.

COELHO, L.; MAIA, R. Apenas 75,5% dos jovens mais pobres não têm acesso ao ensino médio. CNN Brasil, São Paulo, 23 ago. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/apenas-705-dos-jovens-mais-pobres-tem-acesso-ao-ensino-medio/. Acesso em: 05 nov. 2021.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociências e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

EDUCAÇÃO para as competências por Philippe Perrenoud. Portal Educação, 14 fev. 2022. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/educacao-para-as-competencias-philippe-perrenoud/32668. Acesso em: 17 ago. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

HATTIE, J. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2017.

MENEZES, T. Zygmunt Bauman: pensamentos profundos num mundo líquido. Super Interessante, São Paulo, 20 jan. 2021. Disponível em: https://super.abril.com.br/cultura/zygmunt-bauman-pensamentos-profundos-num-mundo-liquido/. Acesso em: 05 nov. 2021.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RETIERI, R. P. Resenha: HAN, B.-C. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 42, n. 4, p. 223-226, out./dez. 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/7402/9734. Acesso em: 17 ago. 2022.

SASSAKI, C. Para uma aula diferente, aposte na rotação por Estações de Aprendizagem. Nova Escola, São Paulo, 21 out. 2016. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 17 ago. 2022.

SERRANO, G. O papel da escola na formação do cidadão. Brasil Escola. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-papel-escola-na-formacao-cidadao.htm. Acesso em: 11 out. 2021.

Downloads

Publicado

18-07-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

STAFFEN, Nayane Caroline Ludwig; GOLDMEYER, Marguit Carmem. Professor crítico: aluno pensante. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 1, p. 40–50, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i1.207. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/207. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 256

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>