Crianças retornaram ao presencial com uma significativa falta de autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.259%20

Palavras-chave:

Criança, Autonomia, Educação infantil

Resumo

Depois de vivenciarmos uma pandemia, durante dois anos tivemos uma experiência escolar peculiar. Por um longo tempo, os professores se comunicaram com as crianças por meio das telas e, ao voltarem ao presencial, experienciaram diversos protocolos, bem como o uso da máscara. Começamos o ano letivo de forma presencial, com períodos de adaptações e com muitas crianças novas vivenciando a sua primeira experiência escolar, inclusive no Infantil 5. Com o passar dos dias, fomos observando os comportamentos das crianças que havíamos recebido, e percebemos que em ambas as turmas, de 3 a 5 anos, havia uma significativa falta de autonomia entre elas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Reis Frosi, Colégio Sinodal do Salvador

    Graduada em Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017/2), Especialista em Educação Infantil pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2020/02), e cursando MBA em Educação Empreendedora 5.0 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE (2022).

  • Aline da Silva Gollub, Colégio Sinodal do Salvador

    Graduada em Pedagogia – Orientação Educacional pela FAPA (2005) Especialista em Educação Especial - Atendimento Especializado pela UNISINOS (2019), e cursando Neuropsicopedagogia Clínica e institucional pela UNINTER (2022) e MBA em Educação Empreendedora 5.0 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE (2022).

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB n. 20. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03 out. 2022

JAMES, A.; JENKS, C.; PROUT, A. Theorizing Childhood. Cambridge: Polity Press, 1998.

O QUE É A ASSEMBLEIA na educação infantil? Sou mamãe, 09 fev. 2022. Disponível em: https://soumamae.com.br/assembleia-educacao-infantil/ Acesso em: 03 out. 2022

DEWEY, J. Democracia e Educação: introdução à filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

FROSI, Fernanda Reis; GOLLUB, Aline da Silva; GOLDMEYER, Marguit Carmem. Crianças retornaram ao presencial com uma significativa falta de autonomia. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 111–113, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.259 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/259. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 259

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>