Resgatando o protagonismo da criança como aluno

Autores

  • Charline Becker Instituto Ivoti
  • Deise Graciela Rott Instituto Ivoti
  • Mônica Zimmermann Instituto Ivoti
  • Marguit Carmem Goldmeyer Instituto Superior de Educação Ivoti https://orcid.org/0000-0002-7852-7123

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.262%20

Palavras-chave:

Aluno, Família, Escola, Autonomia, Protagonismo

Resumo

Ao longo do ano de 2022, fomos desafiados no curso "Trilha 4 - Liderança inspiradora: Gerando engajamento e performance em tempos de transformações"! a exercitar nosso olhar de pesquisadores e pesquisadoras no contexto in loco da escola, buscando uma situação-problema no espaço de atuação profissional e, a partir disso, buscar estratégias de trabalho que pudessem ressignificar nossas práticas pedagógicas. Percebeu-se que os estudantes voltaram do período de pandemia com menos responsabilidades. Observou-se que os pais fazem cada vez mais pelos filhos: arrumar mochila, conferir conteúdos, fazer trabalhos escolares, etc. Assusta o grande número de pais que têm dificuldades para compreender, a necessidade de reflexão e modificação dos comportamentos que afetam o aluno/filho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Charline Becker, Instituto Ivoti

    Graduada em Curso Normal Superior Licenciatura para educação infantil ISEI (2008).

  • Deise Graciela Rott, Instituto Ivoti

    Graduada em Licenciatura em Ciências: Habilitação em Química. ULBRA (2011).

  • Mônica Zimmermann, Instituto Ivoti

    Graduada em Pedagogia: Habilitação Gestão e Supervisão Escolar UNISINOS (2010).

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

Referências

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

ELLIOT, John. La investigación-acción em educación. 3. ed. Madrid: Morata, 1997.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

Resgatando o protagonismo da criança como aluno. (2022). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(2), 119-120. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.262

Artigos Semelhantes

1-10 de 144

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>