Presente no presente

o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.218%20

Palavras-chave:

Planejamento, Lúdico, Educação, Obra literária, Literatura gaúcha

Resumo

Este artigo surgiu do interesse em investigar como o planejamento direcionado e a reflexão em conjunto geram entusiasmo no estudo das vozes plurais em A ferro e fogo I - Tempo de solidão, de Josué Guimarães. O estudo baseia-se em registros pessoais, pesquisa bibliográfica, estudo de caso e na leitura das obras recomendadas. Neste viés, salientou-se a qualidade motivacional das interfaces com o lúdico nas reflexões com incorporação de temas transversais contemporâneos e desenvolvimento de competências interlocutoras. Conclui-se que o fazer lúdico é um potente recurso pedagógico, que atrelado a jogos e brincadeiras consubstancia a construção da aprendizagem no momento presente transversais contemporâneos nas abordagens interdisciplinares. Apoio-me em Alarcão, que provoca a escola ao descrever a crescente demanda pelo desenvolvimento de competências interlocutoras na transformação de informação em conhecimento. Ao longo do desenvolvimento do artigo, evidencia-se a relevância do lúdico no estudo e compreensão das obras literárias. Concluo dessa forma que  o fazer lúdico é um potente elemento curricular,  gerador de entusiasmo na aprendizagem. Trata-se portanto, de um componente pedagógico a ser resgatado na prática curricular que valoriza o momento presente, sem abrir mão do prazer que pode acompanhar a construção do saber.

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Biografia do Autor

Thaís Valadares Macedo, Instituto Ivoti

Estudante de Letras Português e Alemão no Instituto Ivoti. Ivoti - Rio Grande do Sul.

Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutora em Teologia pela Faculdade EST (São Leopoldo/Brasil). Professora no Instituto Superior de Educação Ivoti (Ivoti/Brasil).

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Publicado

04-10-2023

Como Citar

Valadares Macedo, T., & Goldmeyer, M. C. (2023). Presente no presente: o lúdico na geração de entusiasmo no estudo de obras literárias. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 11(1), 33–48. https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.218

Edição

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