Cultivando sentimentos, cativando amigos

O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.248

Palavras-chave:

Docência compartilhada, O pequeno príncipe, Educação, Literatura

Resumo

Este artigo apresenta um relato sobre o desenvolvimento de um projeto com enfoque social executado em forma de docência compartilhada em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas, que tiveram, como referência, a obra O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, foram elaboradas após um diagnóstico que evidenciou que a organização da turma não favorecia a interação entre os estudantes e que a maioria das tarefas eram executadas individualmente. Diante dessa realidade, elaborou-se uma proposta que, além de mobilizar os conteúdos previstos para essa etapa, promovessem a construção do espírito colaborativo. Os resultados foram extremamente satisfatórios, o que vem a confirmar o posicionamento de que a escola deve promover momentos de interação aos estudantes, de modo que eles possam experienciar relações entre si e com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila de Mello Ody, Prefeitura Municipal de Campo Bom

Mestre em Letras (Universidade Feevale)

Ana Karina Gaelzer, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo

Graduada em Pedagogia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Ernani Mügge, Universidade Feevale

Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-Africana (UFRGS), com pós-doutorado (PNPD-CAPES) em Cultura e Literatura (Universidade Feevale). Pesquisador e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e do Mestrado Profissional em Letras (Universidade Feevale).

Referências

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANZ LOUIS WEINMAN. Projeto Político Pedagógico. São Leopoldo, 2015.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. São Paulo: Cortez, 2012.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.

XAVIER, Maria Luisa M. Escola e o mundo contemporâneo: novos tempos, novas exigências, novas possibilidades. In: ÁVILA, Ivani Souza (org.). Escola e sala de aula: mitos e ritos: um olhar pelo avesso do avesso. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

ZLUHAN, Mara Regina; RAITZ, Tânia Regina. A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 239, p.31-54, jan./abr. 2014.

Downloads

Publicado

31-05-2021

Como Citar

Ody, C. de M., Gaelzer, A. K., & Mügge, E. (2021). Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 9(1), 63–72. https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.248

Edição

Seção

Artigos