Cultivando sentimentos, cativando amigos
O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.248Keywords:
Docência compartilhada, O pequeno príncipe, Educação, LiteraturaAbstract
Este artigo apresenta um relato sobre o desenvolvimento de um projeto com enfoque social executado em forma de docência compartilhada em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas, que tiveram, como referência, a obra O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, foram elaboradas após um diagnóstico que evidenciou que a organização da turma não favorecia a interação entre os estudantes e que a maioria das tarefas eram executadas individualmente. Diante dessa realidade, elaborou-se uma proposta que, além de mobilizar os conteúdos previstos para essa etapa, promovessem a construção do espírito colaborativo. Os resultados foram extremamente satisfatórios, o que vem a confirmar o posicionamento de que a escola deve promover momentos de interação aos estudantes, de modo que eles possam experienciar relações entre si e com o mundo.
Downloads
References
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANZ LOUIS WEINMAN. Projeto Político Pedagógico. São Leopoldo, 2015.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. São Paulo: Cortez, 2012.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
XAVIER, Maria Luisa M. Escola e o mundo contemporâneo: novos tempos, novas exigências, novas possibilidades. In: ÁVILA, Ivani Souza (org.). Escola e sala de aula: mitos e ritos: um olhar pelo avesso do avesso. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
ZLUHAN, Mara Regina; RAITZ, Tânia Regina. A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 239, p.31-54, jan./abr. 2014.