Cultivando sentimentos, cativando amigos

O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.248

Palavras-chave:

Docência compartilhada, O pequeno príncipe, Educação, Literatura

Resumo

Este artigo apresenta um relato sobre o desenvolvimento de um projeto com enfoque social executado em forma de docência compartilhada em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas, que tiveram, como referência, a obra O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, foram elaboradas após um diagnóstico que evidenciou que a organização da turma não favorecia a interação entre os estudantes e que a maioria das tarefas eram executadas individualmente. Diante dessa realidade, elaborou-se uma proposta que, além de mobilizar os conteúdos previstos para essa etapa, promovessem a construção do espírito colaborativo. Os resultados foram extremamente satisfatórios, o que vem a confirmar o posicionamento de que a escola deve promover momentos de interação aos estudantes, de modo que eles possam experienciar relações entre si e com o mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila de Mello Ody, Prefeitura Municipal de Campo Bom

    Mestre em Letras (Universidade Feevale)

  • Ana Karina Gaelzer, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo

    Graduada em Pedagogia (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

  • Ernani Mügge, Universidade Feevale

    Doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-Africana (UFRGS), com pós-doutorado (PNPD-CAPES) em Cultura e Literatura (Universidade Feevale). Pesquisador e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e do Mestrado Profissional em Letras (Universidade Feevale).

Referências

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANZ LOUIS WEINMAN. Projeto Político Pedagógico. São Leopoldo, 2015.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. São Paulo: Cortez, 2012.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.

XAVIER, Maria Luisa M. Escola e o mundo contemporâneo: novos tempos, novas exigências, novas possibilidades. In: ÁVILA, Ivani Souza (org.). Escola e sala de aula: mitos e ritos: um olhar pelo avesso do avesso. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

ZLUHAN, Mara Regina; RAITZ, Tânia Regina. A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 239, p.31-54, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812014000100003

Downloads

Publicado

31-05-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ODY, Camila de Mello; GAELZER, Ana Karina; MÜGGE, Ernani. Cultivando sentimentos, cativando amigos: O Pequeno Príncipe no 4º ano do Ensino Fundamental. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 1, p. 63–72, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i1.248. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/193.. Acesso em: 4 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

11-20 de 254

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.