Escola Nova

um novo rumo para a educação

Autores

  • Marceli Luisa Pies
  • Manfredo Carlos Wachs

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.44

Palavras-chave:

Escola pública, Educação, Teoria escola nova, Manifesto dos pioneiros

Resumo

O presente trabalho apresenta alguns dos fundamentos da tendência pedagógica da Escola Nova, refletindo sobre o contexto histórico do seu surgimento, o seu objetivo e as razões de seu desenvolvimento, assim como os principais idealizadores dessa teoria no Brasil. A Escola Nova percebe o aluno como sendo o centro do processo educativo e defende que a escola tem um papel integrador e representa a esperança de democratização da sociedade. Os pedagogos brasileiros que pesquisaram essa teoria formularam o importante documento do Manifesto dos Pioneiros da Educação. Nesse, defenderam o fortalecimento da escola pública, gratuita e laica. Foi esse Manifesto que impulsionou a criação de inúmeras escolas públicas no Brasil.

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Referências

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Publicado

31-12-2014

Como Citar

Pies, M. L., & Wachs, M. C. (2014). Escola Nova: um novo rumo para a educação. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 2(2), 43–47. https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.44

Edição

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