Identidade docente e gestão resiliente

Autores

  • Carla Eloisa Kern
  • Manfredo Carlos Wachs

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.87

Palavras-chave:

Identidade docente, Gestão resiliente, Resiliência, Educação

Resumo

O presente artigo tem o intuito de partilhar as reflexões tecidas a partir de uma pesquisa realizada com um grupo de coordenadoras pedagógicas atuantes na educação infantil de escolas públicas municipais de uma cidade na região do Vale do Rio dos Sinos/RS, cuja proposição desencadeada relacionou a resiliência e a educação, buscando compreender o fenômeno da resiliência em si mesmo. A metodologia utilizada apoiou-se na pesquisa participante e na fenomenologia. A escolha das técnicas e dos respectivos recursos se deu num processo de criação e aplicação, constituindo-se enquanto possibilidade de abertura de novas trilhas investigativas. Deste modo, foram planejados cinco encontros nos quais houve a realização de dinâmicas de relação interpessoal e reflexão sobre os processos resilientes. A partir das experiências vivenciadas pelas coordenadoras pedagógicas e os pequisadores no decorrer do ciclo de formação e promoção de resiliência, foi possível pensar e problematizar elementos e características envolvidas na identidade docente resiliente e articular ações e posturas capazes de gerar e promover processos resilientes na gestão escolar. Nesse sentido, este artigo pretende contribuir para a reflexão de educadores quanto ao processo de constituição e fortalecimento de sua identidade pessoal e profissional, para uma postura mais resiliente no exercício de sua função, bem como para uma relação e atuação mais saudável.

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Publicado

31-12-2015

Como Citar

Kern, C. E., & Wachs, M. C. (2015). Identidade docente e gestão resiliente. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 3(2), 50–59. https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.87

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