Assembleias de turma

um espaço coletivo de reflexões e construções acerca de si e do outro

Autores

  • Denise Fabiane Polonio Colégio Evangélico Alberto Torres e Universidade do Vale do Taquari https://orcid.org/0000-0002-4983-9283
  • Victor Wiskow Krüger Colégio Evangélico Alberto Torres
  • Sinara da Silva Emmel Colégio Sinodal do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.239%20

Palavras-chave:

Inclusão, Subjetividade, Assembleias de turma, Habilidades socioemocionais

Resumo

O curso de extensão “Trilhas de Aprendizagem: preparando para a gestão por competências”, da Rede Sinodal de Educação, gerou frutos no espaço escolar do CEAT. Durante a formação, foram sendo percebidas as possibilidades de ações com base nos conteúdos apresentados nas Trilhas Educação Inclusiva e Escola Acolhedora e a oportunidade de efetivá-los e Espiritualidade e desenvolvimento socioemocional, em projetos existentes na escola, em especial nas assembleias de turma realizadas no Ensino Fundamental, de ambas unidades do CEAT, que pautaram a inclusão e a subjetividade. [...]

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Biografia do Autor

  • Denise Fabiane Polonio, Colégio Evangélico Alberto Torres e Universidade do Vale do Taquari

    Psicóloga, Especialista em Oncologia, Mestra em Ensino, Orientadora Educacional no Colégio Evangélico Alberto Torres - CEAT e professora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

  • Victor Wiskow Krüger, Colégio Evangélico Alberto Torres

    Psicólogo, Orientador Educacional no Colégio Evangélico Alberto Torres - CEAT e psicólogo clínico.

  • Sinara da Silva Emmel, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre. Mestre em Educação pela UNISINOS.

Referências

CANDIDO, Valéria B; BONINI, Luci M. M. Justiça restaurativa e direitos fundamentais: a narratividade nos círculos de construção de paz. Cadernos de Direito, Piracicaba, v. 18, n. 34, p. 197-216, jan./jun. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326076701. Acesso em: 13 nov. 2022.

LOPES, Maura Corcini. Prefácio: “Políticas de inclusão e governamentalidade” In: THOMA, Adriana da Silva; HILLESHEIM, Betina (org.). Políticas de inclusão: gerenciando riscos e governando as diferenças. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011.

VEIGA NETO, Alfredo. Inclusão, exclusão, in/exclusão. Rev. Verve, São Paulo, v. 20, p. 121-135, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/verve/article/download/1488611118/35805. Acesso em: 05 nov. 2022.

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Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

POLONIO, Denise Fabiane; KRÜGER, Victor Wiskow; EMMEL, Sinara da Silva. Assembleias de turma: um espaço coletivo de reflexões e construções acerca de si e do outro. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 63–64, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.239 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/239. Acesso em: 25 dez. 2024.

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