Educação inclusiva

uma densa teia de conexões interpessoais

Autores

  • Anelise Muxfeldt Colégio Bonja e Faculdade IELUSC
  • Sinara da Silva Emmel Colégio Sinodal do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.234%20

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Cultura colaborativa, Teia de conexões

Resumo

Uma cultura colaborativa se apresenta como uma proposta de rede de apoio à escolarização dos alunos, público-alvo da Educação Especial. O objetivo aqui é apresentar a parceria de trabalho como promotora das estratégias e da operacionalização da inclusão escolar no Colégio Bonja. Entendemos que uma escola inclusiva acolhe e promove a aprendizagem, o desenvolvimento e o sentimento de pertença nos alunos público-alvo da Educação Especial. Um ditado africano traz o cerne da questão: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Acreditamos na cultura colaborativa que se revela como uma rede de apoio e que se conecta no entendimento de que uma educação inclusiva se efetiva com a ação de todos. [...]

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anelise Muxfeldt, Colégio Bonja e Faculdade IELUSC

    Psicopedagoga no Colégio Bonja e professora e psicopedagoga na faculdade IELUSC. Mestre em Educação pela UNIVILLE

  • Sinara da Silva Emmel, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre. Mestre em Educação pela UNISINOS.

Referências

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 out. 2022.

DAMIANI, M.F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Revista Educar, Curitiba, n.31, p.213-230, 2008.

KASSAR. M.C.M. Escola como espaço para a diversidade e o desenvolvimento humano. Revista Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 37, n. 137, p. 1223-1240, 2016.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: ______. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote; 1997. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/12424596.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

Educação inclusiva: uma densa teia de conexões interpessoais. (2022). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(2), 50-51. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.234

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>