Para além de repositórios da cultura escolar

cartografia dos lugares de memória da educação de Porto Alegre/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.173

Palavras-chave:

Museu de Educação, Cultura escolar, Patrimônio educativo, Educação

Resumo

O presente estudo analisa instituições que salvaguardam elementos da cultura escolar de Porto Alegre/RS. Analisam-se os conceitos de arquivos escolares, museus escolares e museus de educação com a intenção de problematizar sua emergência e seus acervos. Trata-se de locais que atuam como lugares de memória da educação porto-alegrense, e, portanto, há a necessidade de divulgação desses espaços. Constituem-se em lugares de memória que efetuam diversas práticas para essa salvaguarda documental. Os espaços analisados, em sua maioria, caracterizam-se por serem espaços de pesquisa, ensino e preservação arquivística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Costa Grimaldi

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pelo PPGEdu/UFRGS. Bolsista de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

ALMEIDA, Doris Bittencourt. O caminho das letras: os 50 anos de alfabetização da professora Lia Mostardeiro. Porto Alegre: ABE, 1999.

ALMEIDA, Dóris Bittencourt; BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni. Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha: entre memórias e histórias (1858-2008) In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14, 2008, Pelotas. Anais... Pelotas: Asphe, 2011.

ALMEIDA, Dóris Bittencourt. O Crisol: periódico das alunas do Colégio Americano (Porto Alegre/RS, 1945-1964). História da Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 40, maio/ago. 2013.

AMARAL, Giana Lange do. Os impressos estudantis em investigações da cultura escolar nas pesquisas histórico-institucionais. História da Educação, Pelotas: Asphe, n. 11, p. 117-130, 2002.

BARCELLOS, Jorge. O memorial como instituição no sistema de museus: conceitos e práticas na busca de um conteúdo. In: VI FÓRUM ESTADUAL DE MUSEUS, 1999, Porto Alegre. Anais... v. 1. Porto Alegre: Conselho Regional de Museologia/ RS, 1999.

BASTOS, Maria Helena Camara. Escritas estudantis em periódicos escolares. História da Educação, Porto Alegre: Asphe, v. 17, n. 40, p. 7-10, maio/ago. 2013.

BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). São Paulo: Autêntica, 2008.

CATANI, Denice; BASTOS, Maria Helena Camara (org.). Educação em revista: A imprensa periódica e a História da Educação. São Paulo: Escrituras, 1997.

CHAGAS, Mario de Souza; STORINO, Claudia M. P. Os museus são bons para pensar, sentir e agir. Revista Brasileira de Museus e Museologia, n. 3, p. 61, 2007.

CHAGAS, Mario. Cultura, patrimônio e memória. Revista Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 31, p. 15-29, 2002.

CUNHA, Maria Teresa Santos (org.). Uma biblioteca anotada: caminhos do leitor no acervo de livros escolares do Museu da Escola Catarinense (Décadas de 20 a 60/ Século XX). Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina: UDESC, 2009. 80 p.

CUNHA, Maria Teresa Santos (org.). Apresentação Dossiê. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 4-8, jan./jun. 2014.

CUNHA, Maria Teresa Santos (org.). Um arquivo em vários tons. In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt (org.). Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha: entre memórias e histórias. Porto Alegre: Edipucrs, 2015.

FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Edusp, 2011.

JULIÃO, Letícia. Caderno de diretrizes museológicas. Brasília: MinC, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Departamento de Museus e Centros Culturais, 2006.

LUCA, Tania Regina. História dos nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanizi (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 111-154.

MAGUETA, Rita de Cássia. Memorial do Colégio Sevigné: uma reflexão sobre a fotografia como peça de museu. Florianópolis: ANPEDSUL, 2014.

MAIA, Leandro. Canção do Memorial. Porto Alegre: ABE, 2003.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Estudos históricos (Rio Janeiro), [ 31 de março de 2011]. Entrevistador: Luciana Quillet. Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, dez. 2011. p. 405-431.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; ALVES, Júlia Falivene (org.). Escolas profissionais públicas do Estado de São Paulo: uma história em imagens (álbum fotográfico). São Paulo: Centro Paula Souza, 2002.

NASCIMENTO JÚNIOR, J.; CHAGAS, Mário de Souza. Museu e política: apontamentos de uma cartografia. In: NASCIMENTO, Silvania Souza do; TOLENTINO, Átila; CHAGAS, Mario (org.). Caderno de Diretrizes Museológicas – IPHAN, 2006. v. 1, p. 13-17.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Proj. História, São Paulo, n. 10, dez. 1993

SCHÜTZ, Liane Saenger. Sótãos e porões: sacudindo a poeira do Colégio de Aplicação. 1994. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCRS, Porto Alegre, 1994.

SILVA, Barbara Groff da. Memorial da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro: ações educativas dentro de um espaço de memória escolar. VIII Salão de Ensino – UFRGS – 2012.

TELLES, Leandro; MENEZES, Naida. O passar dos tempos e a educação: a excelência na história do Colégio Farroupilha. Porto Alegre: [s.n.], 2012.

VIDAL, Diana G. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, Rosa F.; VALDEMARIN, Vera T. (org.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, apoio: Unesp/FCLAr, 2005. p. 3-30.

Downloads

Publicado

31-05-2018

Como Citar

Grimaldi, L. C. (2018). Para além de repositórios da cultura escolar: cartografia dos lugares de memória da educação de Porto Alegre/RS. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 6(1), 47–55. https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.173

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático