Prosopografia

aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.174

Palabras clave:

Prosopografia, História da Educação, Metodologia de pesquisa, Educação

Resumen

Este artigo tem por objetivo propor aproximações entre a metodologia da prosopografia e a pesquisa em História da Educação e Cultura Escolar. Dessa forma, o texto estrutura-se em três tópicos: no primeiro, apresentam-se o conceito de prosopografia, sua história e usos; no segundo, são discutidas algumas perspectivas sobre História da Educação, propondo aproximações com a prosopografia; na terceira parte, realiza-se um estudo prosopográfico, sendo analisados os alunos formados pela Escola Técnica Comercial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950-1983). As considerações mostram a importância do uso da prosopografia em História da Educação, permitindo revelar diferentes elementos sobre os sujeitos que passam pelo universo escolar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Eduardo Cristiano Hass da Silva

    Doutorando em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), bolsista CNPq. Licenciado e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referencias

BASTOS, M. H. C. O que é História da Educação hoje? Tempos de Reflexão. Espacio, Tiempo y Educación, v. 3, n. 1, p. 43-59, 2016.

CHARLE, Christophe. História de Elite e método prosopográfico. In: HEINZ, Flávio M. (org.). Por outra história das Elites. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

HEINZ, Flávio M. O historiador e as elites – à guisa de introdução. In: HEINZ, Flávio M. (org.). Por outra história das Elites. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

HEINZ, Flávio M. Positivistas e republicanos: os professores da Escola de Engenharia de Porto Alegre entre a atividade política e administração pública (1896-1930). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 29, n. 58, p. 263-289, 2009.

JACQUES, Alice Rigoni; GRIMALDI, Lucas Costa. O Memorial do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha: um espaço de ensino e pesquisa (2002). In: BASTOS, Maria Helena Camara et al. (org.). Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 77-91.

KÜHN, Fábio. Breve história do Rio Grande do Sul. 2. ed. Porto Alegre: Leitura XXI, 2004.

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. Gerações de Técnicos em Contabilidade: uma análise prosopográfica (Escola Técnica de Comércio 1950-1983). In: BASTOS, Maria Helena Camara et al. (org.). Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). EDIPUCRS, 2015a, v. II.

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. Gerações de Técnicos em Contabilidade: Uma análise prosopográfica a partir dos convites de formatura. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 20., 2015b. Anais... 2015. p. 413-426.

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. A gênese de um espaço profissional: A Escola Técnica de Comércio do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS (1950-1983). 289 f. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

SILVA, Monia Franciele Wazlawoski da. “A escola modelar e os profissionais do progresso”: carreiras e recursos de diplomados da Escola de Engenharia de Porto Alegre (1899-1916). Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, programa de Pós-Graduação em História, PUCRS, Porto Alegre, 2014.

STEPHANOU, Maria. BASTOS, Maria Helena Camara. História, memória e História da Educação. In: ______.; BASTOS, M. H. C. (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil: VIII – Século XX. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 416-429.

STONE, Laurence. Prosopografia. Tradução de Gustavo Biscaia de Lacerda e de Renato Monseff Perissinotto. Revista Sociol. Polít., Curitiba, v. 19, n. 39, p. 115-137, jun. 2011.

Publicado

2018-05-31

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. Prosopografia: aplicando a metodologia das biografias coletivas em História da Educação. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 1, p. 56–65, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i1.174. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/139. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 292

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a